Vaticano: Conselho de Cardeais aponta a assembleias episcopais sobre prevenção de abusos

Reunião presidida pelo Papa abordou papel da mulher na Igreja

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 06 dez 2023 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje o comunicado final da reunião do conselho consultivo de cardeais, presidida pelo Papa, na qual se apontou à possibilidade de realizar assembleias episcopais sobre prevenção de abusos

“O cardeal O’Malley[presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores] ilustrou várias possibilidades para a organização de assembleias das Conferências Episcopais, cinco anos após o encontro sobre a prevenção dos abusos de menores e pessoas vulneráveis, em fevereiro de 2019, que foram depois discutidas e avaliadas com os membros do Conselho”

A inédita cimeira de 2019, convocada pelo Papa, contou com testemunhos de vítimas, relatórios e reflexões de bispos e religiosas dos cinco continentes.

A sessão do Conselho dos Cardeais realizou-se entre segunda e terça-feira, na Casa Santa Marta, tendo debatido o “tema do papel da mulher na Igreja”.

O encontro contou com intervenções de várias professoras universitárias, na área da teologia e antropologia.

“O Conselho concordou com a necessidade de escutar, também e sobretudo em cada comunidade cristã, a dimensão feminina da Igreja, para que os processos de reflexão e de decisão possam beneficiar do contributo insubstituível das mulheres”, refere o comunicado.

O encontro debateu também a situação social, política e eclesial nas diferentes regiões de origem dos membros do Conselho, “com particular atenção ao conflito em curso na Ucrânia e à grave situação na Terra Santa”, bem como aos trabalhos da COP28, que decorre no Dubai.

A próxima sessão terá lugar em fevereiro de 2024.

O Conselho de Cardeais, após a renovação levada a cabo pelo Papa a 7 de março deste ano é composto por D. Pietro Parolin, secretário de Estado; D. Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano;D. Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; D. Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; D. Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; D. Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; D. Gérald Lacroix, arcebispo do Quebeque; D. Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo; e D. Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia.

O secretário é D.  Marco Mellino, bispo titular de Cresima (Itália).

O organismo foi criado para ajudar o Papa no “governo da Igreja universal”, tendo inicialmente trabalhado no projeto de reforma da Cúria Romana, que se concretizou com a publicação da Constituição Apostólica ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho), em março de 2022.

O conselho quer manifestar a “comunhão episcopal e o auxílio ao ministério petrino que o episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top