Vaticano: Árvore de Natal, com 56 anos, já chegou à Praça São Pedro

Madeira vai ser aproveitada para brinquedos que serão doados à Cáritas

Cidade do Vaticano, 23 nov 2023 (Ecclesia) – O Vaticano informa que a Árvore de Natal, um abeto de 28 metros de altura do município de Macra (Piemonte), foi erguida hoje na Praça São Pedro, a sua madeira vai ser usada para fabricar brinquedos para a Cáritas.

“No Piemonte, as árvores são importantes, não as cortamos por acaso. Esse abeto teve de ser cortado porque os bombeiros constataram que corria o risco de desabar, depois de 56 anos de vida”, disse o presidente da Região do Piemonte, acrescentando que o seu corte já tinha sido “planeado e autorizado pela região”, divulga o portal ‘Vatican News’.

Depois do Natal, a madeira deste abeto não vai ser desperdiçada mas vai ser usada para fabricar brinquedos que vão ser doados à Cáritas; o autarca, Alberto Cirio, explica que a árvore “será enviada para uma empresa que a transformará em brinquedos para crianças a serem distribuídos pela Caritas”.

A árvore de Natal da Praça de São Pedro, no Vaticano, vai ser decorada com luzes e uma tela com mais de sete mil estrelas alpinas secas, doadas por um paisagista piemontês, que vão dar o efeito de neve a cair.

A cerimónia de inauguração do presépio, que este ano chega de Rieti, e da iluminação da árvore de Natal está prevista para as 17h00 locais (menos uma hora em Lisboa), do dia 9 de dezembro, a cerimónia é presidida pelo presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, o cardeal Fernando Vérgez Alzaga.

Nesse dia de manhã, o Papa Francisco recebe em audiência as duas delegações – de Rieti e de Macra – para apresentação oficial dos presentes, lê-se no sítio na internet ‘Vatican News’.

A árvore que já está na Praça de São Pedro é um abeto de 28 metros de altura, do alto Vale de Maira, no município de Macra, província de Cuneo, região do Piemonte; o transporte para Roma começou esta terça-feira, dia 21, a bordo de um “transporte excecional” fornecido gratuitamente por uma empresa especializada.

Este ano, os presépios do Vaticano – na Praça São Pedro e na Sala Paulo VI – vão fazer memória da criação do primeiro presépio de São Francisco de Assis, em Greccio, em 1223, e da aprovação da regra dos Frades Menores, pelo Papa Honório III, há 800 anos.

A árvore e os presépios podem ser vistos até o final do período de Natal, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor, dia 7 de janeiro de 2024, um domingo.

CB

 

Natal: Presépios do Vaticano assinalam 800 anos da natividade criada por São Francisco de Assis

Partilhar:
Scroll to Top