V CEN: «Na Eucaristia não há distinções, há irmãos e irmãs» – D. José Ornelas

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa lançou mensagem em favor do acolhimento e do cuidado com quem sofre

Foto: Samuel Mendonça/Folha do DomingoBraga, 02 jun 2024 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) lançou hoje, em Braga, um apelo ao acolhimento e do cuidado com quem sofre, falando no final do V Congresso Eucarístico Nacional (CEN).

“Que aqueles que estão a chegar também a este país, provenientes de todo o mundo, por onde também nós fomos como povo, se encontrem acolhidos, porque na Casa de Deus e à Mesa da Eucaristia não há distinções, há irmãos e irmãs para serem acolhidos, para colaborarem connosco na construção de um mundo melhor”, declarou D. José Ornelas, no final da Missa que encerrou o congresso, no Santuário do Sameiro.

O bispo de Leiria-Fátima sustentou que a “vivência eucarística” implica o compromisso em favor da “construção de um mundo mais fraterno, mais justo e mais humano”.

Agradecendo a todos os que se envolveram na organização do V CEN, o presidente da CEP saudou os milhares de participantes na celebração conclusiva, em dia de Peregrinação Arquidiocesana das comunidades católicas de Braga ao Sameiro.

“Olhando para esta bela paisagem, que ela se traduza numa abertura do coração a todos, particularmente àqueles que mais precisam”, desejou.

A intervenção de despedida evocou todos os sentem “necessidade” da Eucaristia, daqueles que “ainda não encontraram casa” aos doentes e desempregados, bem como os que lutam “para encontrar um lugar melhor na vida”.

Foto: Agência ECCLESIA

D. José Ornelas deixou uma palavra particular aos jovens, que convidou a fazer “comunidade”.

“Contamos convosco com a vossa capacidade de sonhar, com a vossa capacidade de fazer da vida um dom para construir um futuro melhor para todos”, declarou.

O cardeal português D. José Tolentino Mendonça presidiu esta manhã à Missa conclusiva do V CEN, como enviado especial do Papa.

A Peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro, que começou às 07h00, junto à Sé de Braga, foi também o evento de encerramento do V CEN, com a celebração da Eucaristia no final da procissão.

Milhares de peregrinos fizeram o percurso a pé, ao longo de cerca de três horas.

A celebração aconteceu após dois dias de trabalhos do CEN, que decorreram no Fórum Braga, com cerca de 1400 participantes, de todas as dioceses portuguesas.

A Missa foi concelebrada por D. José Cordeiro, arcebispo de Braga; D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa; D. Ivo Scapolo, núncio apostólico em Portugal; e o cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima.

A celebração foi organizada conjuntamente pela Confraria de Nossa Senhora do Sameiro e pela Comissão Local do Congresso Eucarístico; o mobiliário litúrgico é o mesmo que foi usado na Missa de Envio dos jovens da Arquidiocese de Braga e dos que fizeram os ‘Dias na Diocese’, em Braga, para a JMJ Lisboa 2023.

O V CEN, que se iniciou esta sexta-feira, aconteceu na arquidiocese minhota, 100 anos depois da sua primeira edição, com o tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. «Reconheceram-n’O ao partir o Pão»’.

OC

Igreja/Portugal: Cardeal Tolentino Mendonça defende «aliança que garanta o pão do futuro», nos 50 anos da democracia (c/fotos)

Partilhar:
Scroll to Top