Ucrânia: Volodymyr Zelensky falou com o Papa sobre «difícil situação humanitária»

Conversa telefónica destacou papel «mediador» da Santa Sé

Foto: Presidência da Ucrània
(imagem de arquivo)

Cidade do Vaticano, 22 mar 2022 (Ecclesia) – O presidente da Ucrânia conversou hoje telefonicamente com o Papa Francisco sobre a “difícil situação humanitária” no país.

Volodymyr Zelensky, que deu conta do diálogo numa mensagem divulgada através da sua conta no Twitter, destacou ainda o “bloqueio de corredores humanitários”

“O papel mediador da Santa Sé para acabar com o sofrimento humano seria apreciado. Agradeci pelas orações pela Ucrânia e a paz”, acrescentou.

Já o embaixador da Ucrânia junto da Santa Sé, Andriy Yurash, falou num “novo sinal visível do apoio do Papa” à Ucrânia, considerando que esta foi “uma conversa encorajadora”, na qual foi manifestado o desejo de que Francisco possa visitar o território em breve.

O Papa e Zelenskyi tinham conversado telefonicamente a 26 de fevereiro, com Francisco a manifestar a sua “mais profunda dor perante os trágicos eventos”  no país do leste europeu.

No último domingo, após a oração do ângelus, o Papa denunciou o “massacre sem sentido” da guerra na Ucrânia, apelando à intervenção da comunidade internacional para travar a agressão russa.

“Não para, infelizmente, a violenta agressão contra a Ucrânia. Um massacre sem sentido, onde todos os dias se repetem destruição e atrocidades”, disse, desde a janela do apartamento pontifício.

Francisco pediu a todos os responsáveis da comunidade internacional que se “empenhem, realmente, para fazer cessar esta guerra repugnante”.

A Rússia lançou, a 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia, que já matou pelo menos quase mil civis e feriu cerca de 1500, incluindo mais de 170 crianças, de acordo com as Nações Unidas.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitem de assistência humanitária na Ucrânia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top