UCP: Faculdade de Teologia reflete sobre desporto enquanto «lugar de construção» (c/vídeo)

Cátedra Manuel Sérgio é o modo como «atualmente coopera» com o Instituto Português do Desporto e Juventude

Lisboa, 12 abr 2023 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) reflete sobre o desporto “procurando perceber como é que é um lugar de construção”, através da Cátedra Manuel Sérgio do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER).

“Sendo um laboratório onde podemos compreender o humano na sua complexidade é obviamente um lugar teológico”, disse hoje o professor Alfredo Teixeira, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Segundo o investigador, provavelmente, “parecerá estranho” a algumas pessoas que a Faculdade de Teologia (UCP), no âmbito do CITER tenha uma cátedra – a Cátedra Manuel Sérgio – que reflete o desporto mas realça que os Papas se têm pronunciado “sempre sobre o desporto” deste o século XIX.

Neste contexto, o professor universitário lembrou que, em 2018, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida do Vaticano, organismo da Santa Sé, publicou o documento “muito interessante” ‘Dar o melhor de si’, que é “uma reflexão cristã e humanística sobre o desporto”.

A Cátedra Manuel Sérgio, assinala Alfredo Teixeira, é o modo como atualmente cooperam com o Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, numa reflexão que quer “prolongar o pensamento do professor Manuel Sérgio”, que vai fazer 90 anos no dia 20 de abril, e deixa “um legado muito importante de uma reflexão humanística sobre o desporto como uma prática aberta à transcendência”.

“Não necessariamente uma transcendência no sentido religioso. Há uma dimensão de transcendência no desporto que diz respeito essencialmente à transcendência de si, à superação, mas esse lugar humano tem sido muito importante para a própria reflexão cristã, para a reflexão teológica”, explicou o sociólogo.

Alfredo Teixeira acrescentou que este “tem sido um lugar muito interessante” para a Faculdade de Teologia, de encontrar no desporto um lugar onde “o humano se diz na sua complexidade”, onde encontram “uma discussão muito importante sobre os valores fundamentais que orientam as vidas”.

No Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2, destacou a publicação recente, lançado em março, do livro ‘Desporto e Ca(u)sa Comum’, um volume que analisa a “forte relação que o desporto pode ter quer com a experiência de habitar uma casa comum”, “muito” sobre o impulso do pensamento do Papa Francisco nas encíclicas ‘Laudato Si’ e ‘Fratelli Tutti’.

“A experiência desportiva como esta capacidade de construir valores universais que nos solidarizam, mas, ao mesmo tempo, a relação que o desporto pode ter com a mobilização para objetivos comuns que nos solidarizam”, acrescentou o docente.

O sociólogo explica que o desporto, em particular na sua dimensão de jogo, ajuda a “compreender” a dimensão fundamental que “o outro, mesmo competindo, não é um inimigo”, é um outro sem o qual não se podem “desenvolver a própria atividade” e, desse ponto de vista, existe um princípio de solidariedade fundamental na prática desportiva que “pode ser um lugar de inspiração, para as práticas quotidianas”.

“Pretendemos uma reflexão a partir de diferentes pontos de vista sobre desporto procurando perceber como é que ele é de facto um lugar de construção de nós, das nossas relações, das nossas sociedades”, disse Alfredo Teixeira, sobre este trabalho do CITER, centro de investigação da Faculdade de Teologia.

HM/CB

Partilhar:
Scroll to Top