Taizé vai apoiar projectos no Haiti

Garantia dada pelo irmão Alois, prior da comunidade ecuménica, durante o encontro de Roterdão

A Comunidade Ecuménica de Taizé vai apoiar projectos existentes no Haiti através de uma colecta intitulada “operação esperança”.

“Todos poderão participar. Saberão como através do site de Taizé na Internet” revelou o irmão Alois aos cerca de 30 mil jovens que estão em Roterdão para participarem no 33º Encontro Europeu de Jovens.

Esta garantia surge na sequência de um testemunho passado pelo prior de Taizé a todos os jovens.

Depois de uma estadia de dois dias no Haiti, na cidade de Port-au-Prince, o irmão Alois ficou profundamente marcado pelas condições suportadas por aquelas pessoas, muitas delas a viverem em tendas, e principalmente pela incerteza que afectava a vida de muitos bebés, órfãos e gravemente doentes.

Recorde-se que o Haiti atravessou este ano uma situação dramática, tendo suportado os efeitos devastadores de um tremor de terra, que tirou a vida a mais de 220 mil pessoas e causou enormes danos materiais.

Um furação e mais recentemente, um surto de cólera foram outros episódios que afectaram o corpo mas não o espírito dos haitianos.

“Compreendi de novo que os haitianos retiram da confiança em Deus uma capacidade excepcional de perseverança em face de tudo e contra tudo” realça o prior de Taizé, para quem esta é uma prova de que “mesmo no incompreensível sofrimento, Cristo está presente, de modo mais profundo do que a infelicidade”.

Christina, uma jovem haitiana que está a participar no 33º Encontro Europeu de Jovens de Taizé, aproveitou a ocasião para agradecer a solidariedade o apoio e a oração de todos os presentes.

Deixou ainda a garantia de “haverem, no seu país, muitos jovens prontos a assumirem as suas responsabilidades”.

O 33º Encontro Europeu de Jovens de Taizé, que se prolonga até dia 1 de Janeiro, convida todos os participantes a reflectirem sobre temas como a paz, a alegria e a solidariedade para com quem sofre.

O certame conta com a participação de várias dezenas de jovens portugueses, vindos de diversas dioceses do país.

Partilhar:
Scroll to Top