SSVP: Mais de 2500 vicentinos de todo o país participaram na Peregrinação Nacional a Fátima

Durante o fim de semana de 13 e 14 de abril, a Sociedade de São Vicente de Paulo viveu dias de oração, meditação, formação e convívio.

Fátima, 18 abr 2024 (Ecclesia) – Mais de 2 500 pessoas da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) de todo o país realizaram este fim de semana a Peregrinação Nacional a Fátima, marcada pela assembleia da família vicentina.

O Centro Apostólico Paulo VI acolheu a assembleia que contou com a intervenção da nova presidente do Conselho Superior de Portugal e a apresentação dos elementos dos novos órgãos sociais.

Fernanda Capitão apresentou o lema do mandato da nova direção “Unidos por todos e para todos em Cristo” e realçou a necessidade de um caminho conjunto, um caminho de serviço a Deus e ao próximo em fidelidade aos valores do Evangelho e na senda da intuição do Espírito que animou Frederico Ozanam e os seus companheiros na criação da SSVP, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A presidente recentemente empossada da SSVP Nacional terminou a intervenção com a apresentação das linhas de ação para o mandato da direção nacional.

A assembleia foi também ocasião para o vice-presidente para os jovens, Paulo Augusto, apresentar o resultado, até à data, de um inquérito que está a ser realizado às Conferências Vicentinas a nível nacional, sobre as formas de pobreza e desigualdades que são âmbito de ação das Conferências Vicentinas.

Foram identificadas outras formas de pobreza como alvos prioritários da sua missão, como a desigualdade, abandono e falta de integração, o abandono em ambiente prisional, a degradação do meio ambiente e abandono animal e a iliteracia, fundamentalmente a digital, além das que já estão no âmbito da ação vicentina.

Seguiu-se uma apresentação de Juan Ambrósio sobre as coordenadas para a ação e missão das Conferências Vicentinas, “a partir da experiência do encontro com Jesus Cristo, no seu modo de ser e de viver, com Deus na proposta do Reino e com o ser humano e a sua história, com os seus anseios, fragilidades e realizações”, adianta a SSVP.

O orador convidado aludiu às diversas expressões da ação social que se revelam em atitudes concretas através da opção preferencial pelos pobres, da luta pela justiça e da participação na construção da história, e a vivência da fraternidade humana e cristã.

A assembleia, que teve início com um momento de animação musical organizado por um grupo de vicentinos de Braga, culminou com o discurso do cardeal D. Manuel Clemente.

O patriarca emérito de Lisboa abordou a importância da ação dos vicentinos nas comunidades paroquiais e no apoio a milhares de famílias por todo o país, que segundo a família vicentina, se estende muito além do necessário apoio alimentar, o apoio aos mais frágeis da sociedade, no combate à solidão, na luta pela justiça social.

Foto: Sociedade de São Vicente de Paulo

Além disso, o cardeal destacou a relevância do carisma vicentino na vida da Sociedade de São Vicente de Paulo.

A assembleia foi um dos momentos da peregrinação, que começou com o desfile da Cruz Alta até à Capelinha e a saudação dos Vicentinos Portugueses a Nossa Senhora como Mãe de Jesus, Mãe da Igreja e Mãe da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Segundo informa o SSVP, a seguir deu-se a renovação do compromisso vicentino, “momento sempre emotivo e este ano, de forma especial, com a presença do cardeal patriarca emérito de Lisboa D. Manuel Clemente que presidiu à peregrinação”, em que participaram também a presidente da SSVP nacional e o padre José Alves, assistente do Conselho Superior Nacional.

O primeiro dia de peregrinação concluiu-se com a oração do terço na Capelinha das Aparições e a Procissão das Velas, a que se seguiu a vigília de oração na Basílica da Santíssima Trindade, um momento de adoração orientado pelo padre Manuel Martins.

A Peregrinação Nacional a Fátima terminou no domingo com a participação na Eucaristia, no recinto do Santuário de Fátima.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top