Solidariedade: Patriarca Latino de Jerusalém agradece ajuda da Diocese de Setúbal

Renúncia quaresmal sadina também reverteu para apoiar as crianças vítimas da guerra na Terra Santa

Setúbal, 24 abr 2024 (Ecclesia) – O patriarca Latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, agradeceu à Diocese de Setúbal o envio de 35 mil euros para apoiar as crianças vítimas da guerra na Terra Santa, fruto da renúncia quaresmal 2024.

“É um consolo, porque nos faz entender que, apesar de tudo, há quem se preocupa connosco e nos ajuda e nos apoia”, disse D.  Pierbattista Pizzaballa, na mensagem de agradecimento enviada à Agência ECCLESIA pela Diocese de Setúbal.

O patriarca Latino de Jerusalém agradece à Diocese de Setúbal a “proximidade à Terra Santa e pelas orações que fizeram durante todo o período da Quaresma e também pelo apoio concreto que enviaram” e salienta que vivem um “drama tão duro como nunca se viu nos últimos anos”, na Terra Santa.

O bispo de Setúbal, cardeal D. Américo Aguiar, na mensagem para a Quaresma 2024, anunciou que o valor da renúncia quaresmal deste ano “tinha como destino o Fundo de Emergência Diocesano e as crianças da Terra Santa vítimas da guerra”.

“O valor de 35 mil euros” da renúncia quaresmal das comunidades católicas da Diocese de Setúbal foi entregue ao patriarca latino de Jerusalém, na semana passada, para que “ele possa usar este valor no apoio às crianças afetadas pela guerra na Terra Santa”.

Durante o tempo litúrgico da Quaresma a renúncia quaresmal é uma prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo da sua diocese.

O cardeal Pierbattista Pizzaballa termina a sua mensagem, em vídeo, assegurando “dos lugares santos, em especialmente de Jerusalém, a oração grata e afetuosa”, esperando ver a Diocese de Setúbal na Terra Santa, “em breve, em peregrinação diocesana”.

O patriarca Latino de Jerusalém foi criado cardeal, pelo Papa Francisco, no consistório de 30 de setembro, onde D. Américo Aguiar recebeu também o barrete cardinalício.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top