Solidariedade: Organizações voluntárias entregaram «mais 200 mil refeições» na cidade do Porto

Projetos de instituições da Igreja Católica integram rede municipal com 63 entidades

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Porto, 24 abr 2024 (Ecclesia) – Várias organizações católicas na Diocese do Porto integram rede municipal de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, a NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo, e entregaram mais “200 mil refeições” na cidade portuense.

“Com o esforço de dezenas de entidades da sociedade civil são mobilizados mais de 1,2 milhões de euros em prol do combate à fome na cidade”, lê-se na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Paróquia Senhora da Conceição Porto, que dinamiza o projeto ‘Porta Solidária’.

O NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo da cidade do Porto é uma rede municipal com 63 entidades que dividem a sua intervenção em seis eixos de ação, um “junta todas as organizações voluntárias que fazem rondas pela cidade ou têm pontos fixos de distribuição de comida”.

Este eixo, explica o comunicado, junta instituições, de entidades formais a grupos informais, que têm “uma ação capilar e próxima” com as pessoas que estão na rua ou numa situação “próximo dela”.

No ano de 2023, segundo os dados de 15 entidades foram distribuídas 224 mil 184 refeições de diversas tipologias, que fizeram um investimento de 1,17 milhões de euros em bens alimentares para estas refeições, o valor médio por refeição é 5,2euros, quando no ano anterior, de 2022, era 4,9euros , “um aumento de 6,1%”.

O relatório do NPISA Porto, no Eixo6, relativo às organizações voluntárias, sobre as 15 entidades que partilharam dados, contabiliza que foram cerca de 116 o número de saídas/aberturas de portas por mês.

Destacam-se algumas iniciativas de instituições católicas, como o projeto ‘Porta Solidária’, da Paróquia do Marquês (Senhora da Conceição Porto) 23%; ‘Casa dos Pobres da Mãe Clara’, da Casa de Saúde da Boavista da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), com 18%, os Missionários da Consolata têm 3%, o JIM – Missionários Combonianos Mais 2%.

Para além do apoio destas instituições às pessoas em situação de sem abrigo, na cidade do Porto existem três restaurantes solidários financiados pelo Município, se forem contabilizados todos os números, dá um total de 394 184 refeições, num investimento de 1 931 250 euros.

A ajuda às pessoas em situação de sem-abrigo da cidade do Porto realizada pelas 15 instituições que divulgaram números, das 63 entidades que integram o NPISA Porto, é feita através de voluntários – 4415 voluntários mobilizados (base anual) “equivalem a 93 pessoas contratadas a tempo inteiro” – contabilizado em 16 385 horas de trabalho implicadas diretamente nas rondas, que “valorizadas a 3,20 euros/hora (INE, 2012) equivalem a cerca de 630 mil euros”.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top