Sociedade: «Faz falta ajudar os jovens a namorar» – Vanessa Machado (c/vídeo)

Formadora do Programa «Protege o Teu Coração» afirma que jovens procuram «radicalidade» na vida afetiva

Lisboa, 14 fev 2022 (Ecclesia) – A Associação ‘Família e Sociedade’, que dinamiza o Programa ‘Protege o Teu Coração’ e aposta na formação do caráter da sexualidade, promove a partir de hoje um novo ciclo para namorados, “seis sessões, seis surpresas”, em seis semanas.

“Temos sentido que faz falta ensinar, ajudar, os jovens a namorar: O que é que é afinal o namoro? Há os CPM’s [Centros de Preparação para o Matrimónio], há muita coisa para os casados, mas, como é que se namora, o que é que é suposto acontecer no namoro”, explicou Vanessa Machado, no Programa ECCLESIA transmitido hoje na RTP2.

A enfermeira, que é uma das formadoras do programa ‘Protege o teu Coração’ (PTC), salienta que querem que os jovens “saibam comunicar”, que se conheçam, “primeiro a si e depois ao outro”, e percebam se há um plano conjunto nesse namoro.

“É no namoro que percebemos se estamos a olhar na mesma direção, se queremos os mesmos planos de futuro”, acrescentou Vanessa Machado.

No novo ‘Ciclo de Namorados’, que a Associação ‘Família e Sociedade’ vai começar a dinamizar no contexto deste Dia de São Valentim, a entrevistada refere também que querem que os participantes conheçam e desenvolvam as “cinco dimensões”, que também aprofundam no programa ‘PTC’.

Vanessa Machado explica que para além das dimensões física, social, racional, que toma “as decisões que se esperam bem tomadas”, e a emocional, existe uma quinta que é “a dimensão transcendente”, conseguir transcender-se e “conseguir ajudar os outros”, que é a dimensão da solidariedade, onde está também a religião.

“Queremos mais do que a educação sexual, de falar aos jovens dos ‘nãos’ e dos ‘sins’, queremos ajudá-los a tomar decisões inteligentes. Não somos só um corpo”, salientou.

Neste contexto, a entrevistada sublinha que “abordam todas as dimensões do ser humano” no programa ‘Protege o teu Coração’ e quando vão às escolas não interessa conversar com os estudantes “só de conceção e prevenir a gravidez na adolescência”, porque o objetivo é “formar ser humanos, adolescentes adultos que saibam escolher e escolher bem”.

“Percebo nos jovens que quando subimos a fasquia, eles querem essa fasquia: Eles querem radicalidade, eles não querem só o ‘bungee jumping’ de se atirarem de uma ponte, querem isso a nível emocional, a nível racional. Na sua vida afetiva eles procuram essa radicalidade”, desenvolveu.

Vanessa Machado explica que nas sessões tem mais os temas de sexualidade e reflete, por exemplo, se querem “uma aventura, sexo ocasional ou um amor com compromisso”.

O ‘PTC’ tem uma grande variedade de temas, onde também conversam sobre como “gerir as emoções, as pressões”, sobre a área da internet, “como gerir as redes sociais”, como é que podem não se perder na Internet, sobre as amizades e saídas, sobre o álcool, sobre quem é o ser humano.

A formadora explica que para fazer o Programa ‘Protege o Teu Coração’ foram “beber muito” à Teologia do Corpo do Papa São João Paulo II, mas temos de estudar antropologia, filosofia, perceber a estatística, e com as estatísticas começamos a que as relações sem compromisso, mesmo que se casem têm taxa de divórcio muito superior. E às vezes só com o demonstrar destas estatísticas deixa-os a pensar, a desejar um compromisso mais sério.

A Associação ‘Família e Sociedade’, fundada em 2004, desenvolve a sua atividade na área da Bioética e da Sexualidade, nomeadamente na formação de pais e professores na educação da sexualidade de crianças e adolescentes.

HM/CB

Partilhar:
Scroll to Top