Sínodo 2021-2024: Organismos de participação têm de existir e têm de funcionar – D. Luis Marín

Subsecretário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos fala em documento final «de portas abertas, que oferece enormes possibilidades»

Foto: Agência ECCLESIA/JPG

Entrevista conduzida por Octávio Carmo (Ecclesia)

Tendo chegado ao fim desta Assembleia, houve uma grande diferença desde a sessão que se iniciou em outubro de 2023 no relacionamento entre os vários participantes, particularmente nas agora famosas mesas-redondas?

De facto, houve uma mudança entre a primeira sessão do Sínodo dos Bispos e a segunda que acabamos de viver, de concluir. Em primeiro lugar, sobretudo no início, vínhamos de muitos sítios, de muitos lugares, com pensamentos diferentes, modos diferentes de conceber a realidade, e encontramo-nos realmente como irmãos, como Igreja. Foi o trabalho em si, o desenvolvimento do próprio processo sinodal, que criou laços entre nós. Esta segunda sessão foi muito mais fácil nesse sentido, porque havia uma relação humana, fraterna, fraternal e fraterna muito mais intensa.

Houve também dois outros aspetos muito importantes que marcaram uma evolução entre a primeira e a segunda sessão. O primeiro é o facto de termos entrado na dimensão espiritual – no primeiro retiro, as reflexões do padre Timothy Radcliffe e da madre Ignazia Angelini Angelini ajudaram-nos muito. Criaram também um clima de escuta do Espírito Santo. E, em terceiro lugar, o mesmo processo, a conversa no espírito, a escuta mútua. Foi uma experiência verdadeiramente gratificante que mostrou uma evolução e, consequentemente, o trabalho foi muito mais frutuoso, muito melhor.

 

Estamos a falar de pessoas dos cinco continentes que estão agora a regressar às suas igrejas e que devem ser claramente embaixadores desta sinodalidade e da experiência que viveram…

De facto, no final de abril, início de maio, tivemos o encontro dos párocos para o Sínodo e, no final, no encontro com o Papa, o Papa nomeou-os missionários da sinodalidade. Ele disse: “vão para as vossas dioceses, aos vossos irmãos padres, levem a semente da sinodalidade”. Portanto, esta proposta aos párocos é também para toda a Igreja, para todos nós. Todos nós devemos ser missionários da sinodalidade, onde quer que estejamos, porque a sinodalidade é, acima de tudo, uma experiência, uma experiência de Igreja. Temos de fazer a experiência da sinodalidade. Então, todos nós temos essa tarefa, essa missão, não só de falar, não só de orientar, mas de acompanhar, para que, em tudo o que é Igreja e em toda a Igreja, se viva a sinodalidade, que é uma dimensão constitutiva da mesma.

 

Muitas pessoas olharam para o documento final, e penso que esperavam uma lista de tarefas. Como é que aquilo que foi discutido aqui, neste ambiente, pode passar para as comunidades locais, não como uma imposição, mas como uma dinâmica comunitária?

De facto, o documento não é um catálogo, não é um catálogo de coisas a fazer, nem um código, um regulamento. Imagino-o, ou melhor, apresento-o como portas abertas, portas que se abrem, através das quais temos de passar e temos de desenvolver este caminho, temos de o levar para as realidades concretas em que cada um vive.

Em primeiro lugar, é necessária uma conversão. Se virmos todo o documento, o fio condutor é a conversão, todos os capítulos estão ligados por este fio da conversão. Antes de mais, temos de nos abrir à realidade do Espírito. Em segundo lugar, trazer o Evangelho ao mundo concreto, para as realidades concretas em que estamos a viver.

Como é que isso vai ser feito? Cada um de nós, na sua própria esfera de existência, no seu trabalho, na sua tarefa, na sua paróquia, na sua diocese, tem de fazer realmente funcionar a sinodalidade, viver a sinodalidade em tudo, em tudo, na vida, nas estruturas, na orientação do apostolado, em tudo.

É aqui que entra o acompanhamento. Penso que para isso devemos ter uma ligação estreita com as dioceses, com as conferências episcopais, com as conferências continentais, para criar uma inter-relação em toda a Igreja, em todos nós. Não se caminha sozinho, mas sim a experiência de caminhar juntos, para que, e depois também, para que as diferentes velocidades se integrem de diferentes formas, numa grande diversidade. Mas vamos em frente, como a semente que é lançada e tem de florescer. Cabe-nos a nós semear, regar e confiar no Senhor.

 

Nos últimos anos foi sendo dito que uma Igreja sinodal é uma Igreja que escuta, uma frase repetida pelo Papa Francisco. Agora será preciso que as pessoas tomem consciência de que uma Igreja sinodal é também uma Igreja que caminha?

É uma Igreja que escuta, é sempre necessário escutar, é sempre assim, isso não acaba com a etapa anterior. Devemos sempre ouvir, escutar-nos uns aos outros e, sobretudo, escutar o Espírito Santo que fala no povo de Deus, que fala na Igreja. Temos de estar atentos para nos ouvirmos uns aos outros, é essa a dimensão da escuta.

Juntamente com a dimensão da escuta, há a dimensão do discernimento, o aspeto do discernimento. Discernir o que o Senhor nos está a pedir hoje, neste momento da história, nesta realidade concreta em que vivemos, tendo em conta as diferenças, a variedade de culturas, de regiões, de tempos, de modos. E também levar esta escuta às decisões: tomar decisões dinâmicas e criativas que nos façam viver realmente o Evangelho num mundo concreto, numa realidade concreta.

 

Em todo este processo, também houve resistências e foi assumido por muitos responsáveis que as principais resistências vinham de membros do clero. O documento final, porque é um documento de “portas abertas”, como disse, depende muito do que se vai fazer concretamente no terreno. Existem riscos envolvidos?

Por um lado, a resistência nunca, mas nunca, nos deve assustar. O Papa disse-nos, desde muito cedo, que quando não há resistência, resistências, devemos desconfiar que seja do Espírito Santo.

Há resistências, mas isso é normal. Há muitos tipos de resistência, há pessoas que não querem e bloqueiam, teremos de tentar ajudá-las, convencê-las. Outros, por ignorância ou por medo, têm receios, ideias erradas sobre o que pode ser. A sinodalidade não é uma ameaça, é uma dimensão constitutiva da Igreja que nos ajuda efetivamente a viver a Igreja de Jesus. Por isso, penso que as resistências não nos devem assustar, não devemos ter medo delas.

Em segundo lugar, devemos ver tudo com uma atitude de criatividade, de abertura, de desenvolvimentos diferentes, a que o Senhor nos vai chamando. O Santo Padre tem insistido muito nisto, na ideia de avançar sempre. Gostaria de recordar a belíssima homilia do domingo de encerramento do Sínodo. O Papa diz muito claramente, numa homilia muito concreta, muito bonita, muito precisa, que a Igreja não deve ser uma Igreja sentada, uma Igreja estática, uma Igreja medrosa, mas exatamente o contrário. Uma Igreja que se levanta, uma Igreja que caminha, uma Igreja que se põe a caminho, uma Igreja que entusiasma.

Esta é a ideia, creio eu, de que todo este aspeto de dinamismo no Espírito Santo, de renovação, é aquilo a que o processo sinodal nos chama. São processos que estão a avançar.

 

O documento final diz que os órgãos de participação são a melhor esperança de uma mudança percetível e imediata. Estes órgãos já existem em muitos casos, mesmo na lei canónica, e não os vemos no terreno. Cada membro da comunidade está agora mandatado para exigir, para dizer que isso não pode continuar assim?

Todos nós. Por um lado, diz-se no documento, e isso já surgiu nas discussões sinodais, estes organismos devem existir, são organismos de corresponsabilidade, de participação, e não devem ser vistos como uma ameaça, mas como uma ajuda, o envolvimento de todos. Isso vai contra uma conceção de dioceses, de paróquias ou de Igreja piramidal: é o povo de Deus, somos todos, ajudamo-nos uns aos outros, cada um segundo a sua competência, segundo a sua vocação e segundo o seu carisma.

Em primeiro lugar, os organismos têm de existir, têm de existir. Há um clamor para que eles existam, por exemplo, os conselhos pastorais, os conselhos diocesanos, têm de existir. Em segundo lugar, têm de funcionar, têm de funcionar também. E, em terceiro lugar, temos de ver se é necessário mudar alguns organismos, criar outros, abolir alguns, ou seja, são instrumentos que nos devem ajudar.

Toda a questão da transparência, da prestação de contas e da corresponsabilidade é muito bonita no documento. Acredito que este será um dos frutos mais claros do processo sinodal e penso que todos os cristãos devem envolver-se para que ele funcione. Que estas organizações nos ajudem a viver aquilo que o Papa pede, uma Igreja muito mais viva, autêntica, coerente, alegre e que evangeliza, que dá testemunho, porque, no fim de contas, o resultado e o objetivo da sinodalidade de todo este processo é a evangelização, é a missão.

 

Qual será o papel da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos? Como não há um catálogo de indicações sobre o que cada diocese tem de fazer, pergunto se haverá uma atenção especial para implementar efetivamente estas dinâmicas do processo…

Desde o início nós, na Secretaria-Geral do Sínodo, estivemos disponíveis, mostramos a nossa disponibilidade a toda a Igreja, porque realmente todo o processo sinodal, que é um processo de profunda renovação da Igreja, vai de baixo para cima, não de cima para baixo. Portanto, temos de acompanhar as Igrejas locais, fundamentalmente; os bispos devem acompanhar os párocos; os párocos devem acompanhar todos os outros membros do povo de Deus, ou seja, caminhamos todos juntos. Da nossa parte foi uma bela experiência estarmos muito próximos das Igrejas locais, também das assembleias continentais, das Igrejas orientais, estamos muito próximos delas e, desta forma, podemos acompanhar-nos mutuamente.

Agora, a tarefa é a mesma: a nossa tarefa é servir. Estamos à disposição de tudo o que as Igrejas locais, as conferências episcopais possam precisar de nós, para nos acompanharmos todos juntos, para que o que está no documento – que não é um documento fechado, que não é um catálogo, mas sim de portas abertas que oferece enormes possibilidades – chegue à prática, chegue à vida, à vida quotidiana, à vida paroquial, a ilumine e nos ajude. Temos de criar estruturas, temos de tomar decisões, temos de fazer desenvolvimentos concretos; são processos, começamo-los há três anos e agora estamos a continuá-los.

Da nossa parte, estamos disponíveis e, apesar do enorme esforço, é também uma alegria poder participar neste tempo de esperança que a Igreja preparou para nós.

 

Um aspeto que nem sempre ficou claro nos últimos meses é a relação entre o processo sinodal e os grupos de trabalho, criados pelo Papa…

Há dez grupos de trabalho e talvez devêssemos explicar melhor, porque vejo que algumas pessoas pensaram que o Santo Padre queria retirar, extrair uma série de temas para que não fossem discutidos. Bem, pelo contrário, estes são os primeiros frutos do Sínodo. Depois da primeira sessão, basta olhar para o documento final, a síntese da primeira sessão, e estão lá todos estes temas.

Foram discutidos muitos assuntos e apresentados muitos temas que pedimos que sejam aprofundados. Num mês de assembleia sinodal é impossível estudar exaustivamente temas tão importantes como os dez grupos de trabalho…

Portanto, o que o Papa fez foi: vamos desenvolvê-los agora, é o primeiro fruto do Sínodo, não temos de esperar pela segunda fase, não é preciso esperar, vamos começar agora, para que com mais tempo possam ser aprofundados. Como é que isso pode ser feito? Com um método sinodal, de uma forma sinodal e com grupos de trabalho internacionais, onde a Cúria Romana está envolvida, onde estão envolvidos leigos, religiosos, padres de todo o mundo, grupos que têm uma perspetiva suficientemente ampla para poderem estudar estas questões em profundidade.

Já estamos a trabalhar neles, já estão a avançar, o prazo é até junho de 2025, ou seja, continuamos, continuamos, depois estes grupos apresentarão as suas conclusões, as suas propostas, ao Santo Padre. Juntamente com estes, há dois outros grupos: uma comissão de canonistas para elaborar propostas de reforma do Código de Direito Canónico, em resposta a um pedido geral, um dos consensos; e uma comissão especial, um grupo de trabalho especial da Igreja de África, sobre a questão da poligamia, também estão a trabalhar nisso.

Os dez grupos, juntamente com estes dois, numa perspetiva mais ou menos ampla, estão a trabalhar, estamos a trabalhar como fruto do desenvolvimento sinodal, sem dúvida.

 

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