Sínodo 2021-2024: Encontro internacional reúne mais de 200 párocos, com participação portuguesa

«Como ser uma Igreja local sinodal em missão» é o tema proposto pelo Vaticano

Cidade do Vaticano, 28 abr 2024 (Ecclesia) – A Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos vai promover um encontro internacional, com mais de 200 párocos, sobre o tema ‘Como ser uma Igreja local sinodal em missão’, informou hoje o Vaticano.

A iniciativa vai decorrer à porta fechada, entre segunda e quinta-feira, na ‘Fraterna Domus’, em Sacrofano, arredores de Roma, concluindo-se com uma audiência concedida pelo Papa, no Vaticano.

D. Luis Marín de San Martín, subsecretário do Sínodo e coordenador do encontro, indica em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA que esta é uma iniciativa de “escuta, oração e discernimento”, que procura responder “às indicações dos participantes” na primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (outubro de 2023), que “sugeriram uma maior escuta da voz dos párocos”.

A Conferência Episcopal Portuguesa nomeou, como participantes o padre Sérgio Leal, da Diocese do Porto, e o padre Adelino Guarda, da Diocese de Leiria-Fátima; o padre António Bacelar, da Diocese do Porto, vai participar como convidado da Secretaria-Geral do Sínodo.

O Vaticano aponta como objetivos do encontro internacional “escutar e valorizar a experiência sinodal” que os sacerdotes vivem “nas suas respetivas paróquias e dioceses”.

O número de participantes foi determinado numa base semelhante à utilizada para a eleição dos membros da Assembleia Sinodal pelas Conferências Episcopais, dando “preferência a pastores que tenham uma experiência significativa na perspetiva de uma Igreja sinodal”.

O relatório de síntese da primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos aludia à necessidade de “desenvolver modalidades para um envolvimento mais ativo de diáconos, presbíteros e bispos no processo sinodal durante o próximo ano”.

“Uma Igreja sinodal não pode prescindir das suas vozes, das duas experiências, nem do seu contributo”, referia o documento.

Os resultados da reunião vão contribuir para a elaboração do documento de trabalho (Instrumentum laboris) da segunda sessão da Assembleia Sinodal, que vai decorrer em outubro.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

OC

Partilhar:
Scroll to Top