Setúbal: «Páscoa é a nossa escola de vida» – padre José Lobato

Administrador diocesano alertou que o «lugar do cristão é ao lado dos desprovidos»

Setúbal, 13 abr 2023 (Ecclesia) – O administrador diocesano de Setúbal, padre José Lobato, escreveu na sua mensagem que a Páscoa é “escola de vida” e alertou que o “lugar do cristão é ao lado dos desprovidos”. 

“Jesus deixa claro que a sua Páscoa é a nossa escola de vida e que nenhum dos seus seguidores pode ignorar o facto de que o próprio Jesus se ter identificado com os pobres”, escreveu na sua mensagem divulgada no site diocesano. 

O padre José Lobato, administrador diocesano desde março de 2022, apontou ainda que a Páscoa é “o despertar de uma solidariedade autêntica” e a identificação com Cristo é “estar com os pobres” e assisti-los. 

“O lugar do cristão, a sua opção política, social, sindical, espiritual é colocar-se ao lado dos desprovidos. Assisti-los nas suas necessidades mais urgentes, mas também comprometer-se na edificação de um mundo melhor, de um mundo mais justo, na distribuição da riqueza, no acesso ao trabalho e na sua justa remuneração”, indica.

Na sua mensagem intitulada “Pobres sempre os tereis convosco» (Jo 12, 8)”, o sacerdote recua 50 anos e recorda a convicção que o “desenvolvimento económico nos levaria à paz”.

“Recordamos a convicção de que o desenvolvimento económico nos levaria à paz, de que a cooperação de esforços entre países com economias frágeis e os mais desenvolvidos, iria construir um mundo novo, pondo fim ao subdesenvolvimento de algumas regiões do mundo dando lugar a projetos internacionais de desenvolvimento solidário sustentado no respeito dos direitos humanos, na ecologia, na multiculturalidade”, explica.

O sacerdote ainda acrescenta que “passado meio século, o panorama deste mundo de guerra, violência e pobreza parece dar razão às palavras de Jesus em Betânia lidas em registo catastrófico: pobres sempre os teremos!”.

SN

Partilhar:
Scroll to Top