Açores: Jovens da Ilha do Pico desafiados a participar na JMJ Lisboa 2023

«Diocese de Angra precisa de jovens para tornar esta igreja mais bonita e mais bela», afirmou D. Armando Esteves Domingues

Angra do Heroísmo, Açores, 13 abr 2023 (Ecclesia) – O bispo de Angra desafiou cerca de 70 jovens da Ilha do Pico, que se preparam para o Crisma, a serem “protagonistas”, a tornarem a Igreja diocesana “mais bonita e mais bela”, e a participarem na JMJ Lisboa.

“Sejam protagonistas: não fiquem na varanda a ver passar os aviões, não deixem que o mundo passe à vossa frente, sem fazerem um mundo novo; o mundo precisa de vós; a Diocese de Angra precisa de jovens para tornar esta igreja mais bonita e mais bela”, disse D. Armando Esteves Domingues, esta quarta-feira, divulgou hoje o portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O bispo de Angra afirmou que a Igreja precisa de “gente que faça, que participe e não que ajude apenas”, porque todos são “titulares.

“Não precisamos de suplentes nem de gente que assista de bancada mas de protagonistas, gente que faça os outros felizes, que construa laços e os jovens são construtores de laços”, acrescentou, pedindo que “sejam alegres e procurem fazer os outros felizes”.

O bispo de Angra desafiou os cerca de 70 jovens do Pico, na sua maioria da zona pastoral da Madalena, a participarem na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, afirmando que “ali há um encontro com Jesus, ninguém fica igual”.

“Acredito que aquele banho de universalidade com aqueles jovens de todo o mundo, com Jesus Cristo, não vos deixará na mesma”, assinalou D. Armando Esteves Domingues.

Este encontro entre o bispo de Angra e os jovens contou com testemunhos de picoenses que participaram em edições internacionais da Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela (Espanha), Toronto (Canadá) e Colónia (Alemanha), organizado pela Pastoral Juvenil da ilha do Pico.

Aos jovens que se preparam para receber o Crisma, o “grande sacramento que aponta para uma vocação na Igreja e no mundo”, D. Armando Esteves Domingues explicou que o que está em causa “é a ligação de cada um a Jesus” e que “só pode ser decidida em liberdade”.

“Se algum sacramento deve ser pautado pela liberdade é o do Crisma, porque é sobre a nossa liberdade que Deus atua; que o Espírito Santo vos abane sempre na vossa vida para que, sendo livres, possam ser um sopro de alegria para o mundo em cada momento da vossa vida.”

O portal ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, assinala que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, e a celebração do sacramento do Crisma estão a proporcionar o encontro entre o bispo diocesano e os jovens em cada uma das ilhas que tem visitado, e informa que estão previstos mais dois encontros, nas Lajes e em São Roque.

D. Armando Esteves Domingues está na Ilha do Pico a orientar o retiro de sacerdotes, até esta sexta-feira, em São Mateus; este momento de encontro e reflexão, habitualmente a seguir à Páscoa, com padres de várias gerações e ilhas reúne 18 sacerdotes de sete ilhas.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top