Setúbal: «É tempo agora de olhar o futuro da juventude com olhos de esperança renovada», escreve novo coordenador da Pastoral da Juventude

Vasco Gonçalves dirigiu-se à juventude sadina, após ser nomeado para assumir departamento para o triénio 2024-2027

Foto: JMJ Lisboa 2023/Arlindo Homem

Setúbal, 10 set 2024 (Ecclesia) – O novo coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Setúbal escreveu esta segunda-feira a primeira mensagem aos jovens após ser nomeado, afirmando que é tempo de “olhar o futuro da juventude com olhos de esperança renovada”.

“Após um ano pastoral de transição e reorganização, ainda na ressaca da JMJ Lisboa 2023 e com a chegada do nosso novo bispo, é tempo agora de olhar o futuro da Juventude com olhos de esperança renovada, alargar horizontes, trilhar novos caminhos, e fazer acontecer. Sem medo e com ousadia para Sonhar Alto e sermos criativos e originais, como nos desafia o nosso querido Papa Francisco”, afirmou Vasco Gonçalves na carta partilhada pela Diocese de Setúbal.

A nomeação da nova equipa diocesana para a Pastoral da Juventude para o triénio 2024-2027 foi divulgada esta segunda-feira, através de um decreto de nomeação assinado pelo bispo sadino, D. Américo Aguiar; a equipa coordenada por Vasco Laranjo Valgrande e Patacas Gonçalves é composta por João Gato Marques, André Filipe do Carmo Salgado, Vanessa Alexandra Zuna Carreto e Cláudia Daniela Ferreira da Mota Carvalho, sendo o padre Álvaro Artur Pinto do Lago, assistente espiritual.

Na mensagem, Vasco Gonçalves nomeia os muitos e bons motivos para que, enquanto jovens peregrinos da esperança, “um renovado entusiasmo chegue a todos e possa continuar a fortalecer a nossa caminhada diocesana”, como incentiva D. Américo Aguiar na Carta Pastoral dos 50 anos da diocese.

Entre eles está o Conselho Diocesano da Juventude que, explica o coordenador, enquanto órgão consultivo e sinodal será criado e reunirá pelo menos duas vezes por ano, “onde os diferentes movimentos, carismas, Junta Regional do CNE [Corpo Nacional de Escutas] e comités paroquiais ligados à juventude têm voz e estão representados”.

O objetivo é auscultar e debater sonhos e projetos, partilhar ideias e contributos, articular calendários e atividades e conjuntas.

O responsável destaca também a Casa da Juventude Carlo Acutis, na Quinta do Álamo no Seixal, que será “para acabar de recuperar, inaugurar e dinamizar com iniciativas e projetos ao serviço dos jovens diocese e de outras realidades juvenis” do território, mesmo fora da Igreja.

“Será a nova sede do Departamento da Juventude, uma casa ‘sem portas’, sempre ao serviço e pronta a acolher TODOS, independentemente da situação e/ou condição, porque TODOS são amados por Deus”, ressaltou.

Na mensagem com o título “Jovens Sonhadores, Missionários e Peregrinos da Esperança”, Vasco Gonçalves salienta a ocasião dos 50 anos da Diocese de Setúbal, cujas comemorações se prolongam até ao final de 2025.

Somos uma das mais jovens dioceses de Portugal, quer em idade, quer em número de jovens que vivem no nosso território. E, portanto, que graça maior e que grande oportunidade temos para demonstrar a vitalidade, a irreverência, a alegria e o protagonismo da nossa Juventude, deixando neste jubileu diocesano uma marca original, criativa e poética na história da diocese e que possa ficar para o futuro”, assinalou.

Como dois últimos dois motivos para entusiasmar os jovens na caminhada diocesana, o coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Setúbal aponta o Jubileu dos Jovens em Roma 2025, no verão do próximo ano, e a Jornada Mundial da Juventude Seul 2027, na Coreia do Sul.

Foto Diocese de Setúbal

Apesar da distância e dos custos elevados, Vasco Gonçalves diz que esta será uma oportunidade de “dar continuidade e vivenciar de novo o espírito único da JMJ e, ao mesmo tempo, renovar a mensagem de paz, comunhão, esperança e fraternidade ao mundo, e em especial” aos irmãos da Ásia, “onde a tensão entre as duas Coreias é ainda uma ameaça séria à paz no mundo”.

Vasco Gonçalves espera que, neste novo caminho de futuro até 2027, os jovens da diocese possam “ser capazes de afirmar e ser exemplo de uma Juventude Diocesana verdadeiramente missionária e em saída, que não se feche nem se acomode ao conforto das quatro paredes das igrejas e das capelinhas, mas que vá para o terreno, ao encontro dos jovens mais esquecidos, fragilizados e que estão nas periferias da maioria das nossas realidades”.

Sem medos nem preconceitos, contemos com estes jovens presos, doentes, migrantes e tantos outros jovens marginalizados, contemos com todos, todos, todos!”, apelou.

O novo coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Setúbal afirma o compromisso, a disponibilidade e a vontade de todos juntos integrarem uma Pastoral da Juventude de braços abertos, como o Cristo Rei, para acolher e ir ao encontro de todos, jovens da diocese sadina.

“Uma pastoral Juvenil adaptada às linguagens e formas comunicação da novas gerações, empenhada em fortalecer a comunhão com as capelanias hospitalares e prisionais”, sem o diálogo ecuménico e inter-religioso, e ainda “a abertura à escuta e ao diálogo com as realidades juvenis fora da Igreja” são os desejos de Vasco Gonçalves.

“Sempre na certeza de que, assim, com a Pastoral Juvenil viva e ativa, possamos, em cada realidade eclesial, ser cada vez mais a Igreja Diocesana de Setúbal onde haja lugar para todos, todos, todos e, se (ainda) não houver, aqui estaremos, enquanto jovens sempre alerta, prontos para fazer com que haja! Porque pelo Sonho é que vamos e porque o Céu o limite!”, conclui.

LJ

Setúbal: Bispo nomeia nova equipa diocesana para a Pastoral da Juventude

Partilhar:
Scroll to Top