Saúde Mental: Projeto das Irmãs Hospitaleiras aposta em «estratégias positivas» para o pós-pandemia (c/vídeo)

Projeto «No Stress» acompanha jovens e adolescentes

Lisboa, 18 Jul 2022 (Ecclesia) – A coordenadora do projeto ‘No Stress’, desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, disse que é fundamental apostar “em estratégias positivas” após o período pandémico.

“Com a pandemia notou-se um aumento dos níveis de depressão, de ansiedade e de stress pós-traumático, por isso o projeto ‘No Stress’ (sem stress) foi projetado para dar respostas a estas questões através de estratégias positivas”, referiu à Agência ECCLESIA a enfermeira Rosa Simões.

A responsável destaca que a pandemia teve um “grande impacto na saúde mental” das pessoas, pelo que o novo projeto foi desenvolvido para dar resposta às consequências da Covid-19 e fazer “face ao diagnóstico da situação apresentada” nos últimos tempos.

O ‘No Stress’ procura “promover a prevenção de perturbações mentais” de jovens e adolescentes em meio escolar.

As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus intervieram junto de cerca de 500 crianças e jovens, dos três ciclos do ensino básico e secundário, em três áreas geográficas – Condeixa-a-Nova, Sintra e Portalegre – no ano letivo 2021/2022, em parceria com agrupamentos escolares e outras Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

“Os contextos determinam, muitas vezes, a intervenção para que esta possa ser útil e depois construir um manual”, precisou Rosa Simões, em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

A iniciativa visa “aumentar” o conhecimento sobre os sentimentos e pensamentos negativos associados à pandemia de Covid-19 e promover a “autorregulação das emoções e a esperança, garantindo a aquisição de estratégias preventivas”.

Rosa Simões realça que a área da saúde mental não tem recebido as atenções merecidas, mas acredita que “o paradigma está a mudar”.

A educação é um dos “passos fundamentais” para a desconstrução de mitos e preconceitos, e as escolas funcionam como um “contexto chave” para a promoção da saúde mental.

Para além do sítio na internet, no próximo mês de outubro vai ser publicado um manual com a descrição da metodologia de intervenção, para possibilitar que o projeto seja replicado.

“Os processos são mais eficazes se envolverem todos aqueles que estão à volta da criança e do adolescente e, isto, passa, obrigatoriamente, pela família”, acrescenta a enfermeira coordenadora.

As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão em Portugal há mais de 125 anos, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com Fins de Saúde, na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos, e desenvolvem a sua intervenção em 12 Unidades de Saúde, oito no Continente e quatro nas Regiões Autónomas.

PR/CB/LFS/OC

 

Saúde Mental: Projeto «No Stress» pretende melhorar «qualidade de vida das crianças e jovens»

Partilhar:
Scroll to Top