Saúde Mental: Projeto «No Stress» pretende melhorar «qualidade de vida das crianças e jovens»

Iniciativa das Irmãs Hospitaleiras insere-se no Programa Nacional para a Saúde Mental

Lisboa, 08 jul 2022 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras lançaram o sítio online ‘No Stress’ (sem stress), do projeto que procura “promover a prevenção de perturbações mentais” de jovens e adolescentes em meio escolar, desenvolvido com cerca de 500 pessoas, no ano letivo 2021/2022.

“Perante o grande impacto, ao nível da saúde mental, da pandemia por Covid-19 nas crianças e adolescentes, o ‘No Stress’ procura promover a prevenção de perturbações mentais entre jovens e adolescentes em meio escolar, contribuindo assim para o bem-estar psicossocial nesta faixa etária”, explica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus intervieram junto de cerca de 500 crianças e jovens, dos três ciclos do ensino básico e secundário, em três áreas geográficas – Condeixa-a-Nova, Sintra e Portalegre – no ano letivo 2021/2022, em parceria com agrupamentos escolares e outras Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Através do projeto ‘No Stress’, as religiosas procuraram “aumentar” o conhecimento sobre os sentimentos e pensamentos negativos associados à pandemia de Covid-19 e promover a “autorregulação das emoções e a esperança, garantindo a aquisição de estratégias preventivas”.

Ao longo deste ano escolar também se capacitaram as famílias, os encarregados de educação e comunidade educativa para a “deteção precoce” de sinais de sofrimento mental e consequente aumento do acesso a respostas de apoio.

A congregação religiosa explica que, ao longo do crescimento, a criança realiza aprendizagens que lhe permitem “responder adequadamente aos desafios que o meio lhe coloca”, mas, constitui um “fator de risco ao aparecimento de um problema de saúde mental” se neste percurso a criança se deparar com exigências para as quais ainda não se encontra capaz de responder e se “o ambiente não lhe proporcionar apoios adequados para o fazer”.

A educação para a Saúde Mental é um dos “passos fundamentais” para a desconstrução de mitos e preconceitos sobre a doença mental, e as escolas funcionam como um “contexto chave” para a promoção da saúde mental e para prevenção de doenças mentais devido às suas características.

O comunicado explica que o ‘No Stress’ integra-se no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental – Saúde Mental da infância e adolescência – foi desenvolvido pelas unidades de saúde das Irmãs Hospitaleiras da Idanha, de Assumar e de Condeixa-a-Nova, e é cofinanciado pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Para além do sítio na internet, acessível em https://no-stress.pt/, no próximo mês de outubro, vai ser publicado um manual com a descrição da metodologia de intervenção, para possibilitar que o projeto seja replicado

As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão em Portugal há mais de 125 anos, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com Fins de Saúde, na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos, e desenvolvem a sua intervenção em 12 Unidades de Saúde, oito no Continente e quatro nas Regiões Autónomas.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top