Santuários: Reitores em formação para acolher melhor

Encontro reúne dezenas participantes em Fátima

Lisboa, 13 jan 2014 (Ecclesia) – O padre Sezinando Alberto, presidente da Associação dos Reitores dos Santuários que a partir de hoje se reúne em formação, em Fátima, afirmou que a formação é essencial para quem recebe e para quem visita um santuário.

Este encontro visa “dar formação a quem recebe os visitantes nos santuários e também para quem visita um santuário, uma igreja possa saber melhor como olhar e interpretar esse espaço”, disse hoje à Agência ECCLESIA o padre Sezinando Alberto.

“Como igreja que somos temos de saber acolher aqueles que se dirigem até aos santuários apenas”, dado “que uma grande parte dos locais religiosos que são visitados em Portugal são os santuários”, acrescentou.

A Associação dos Reitores dos Santuários inicia hoje em Fátima um encontro de dois dias que vai ter como tema ‘Como visitar uma Igreja: interpretar e comunicar o Património Religioso’, uma formação que conta com a parceria do Secretariado Nacional dos Bens Culturais.

“Esta parceria é uma união de esforços muito válida”, porque os formadores fornecem assim “dados científicos que enriquecem muito a aprendizagem de reitores e outras pessoas que estejam presentes”.

Para 2014, a Associação dos Reitores dos Santuários tem alguns projetos na calha, como por exemplo “o livro Santuários de Portugal, com 400 páginas, que já está na fase de correções e vai ser publicado em breve”.

Um desdobrável informativo para cada santuário “com design e grafismo iguais” mas com conteúdos “diferentes e dedicados a cada um dos santuários” é outro projeto que está a ser preparado em parceria com o Secretariado dos Bens Culturais, acrescentou o padre Sezinando Alberto.

Outra parceria importante é a que a associação estabeleceu com a Obra Nacional da Pastoral do Turismo, a fim de criar “pequenos roteiros” para os turistas que chegam aos santuários.

A “constante atualização” da página da internet da associação dos reitores dos santuários é outro dos objetivos para 2014, dado que “infelizmente ainda falta colocar online muita informação”, lamenta o responsável.

A Associação dos Reitores dos Santuários reúne os 161 santuários que existem Portugal.

MD

Partilhar:
Scroll to Top