Santarém: Bispo nomeou novos diretores para Secretariados da Pastoral das Vocações e da Pastoral Juvenil

D. José Traquina publicou as nomeações no início da celebração do Jubileu do cinquentenário da criação da diocese

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Santarém, 17 jul 2024 (Ecclesia) – O bispo de Santarém publicou as nomeações para o ano pastoral 2024/2025, onde se destaca os novos diretores para os Secretariados das Vocações e da Pastoral Juvenil, esta terça-feira, no 49.º aniversário da criação da diocese.

“Viveremos, por isso, animados pela palavra inspiradora ‘celebrar’, agradecendo as maravilhas que Deus faz em favor do seu Povo, concretamente, nesta nossa Igreja Diocesana. Esperando que possamos viver intensamente este período do Jubileu, valorizando os sinais e as propostas e abrindo-nos ao futuro na virtude do Espírito Santo”, assinala D. José Traquina, no decreto das nomeações.

No 49.º aniversário da criação da Diocese de Santarém, celebrado esta terça-feira, o bispo diocesano publicou as nomeações para o ano pastoral 2024/2025, e destacam-se, nos organismos e movimentos os novos responsáveis do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações e do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, os padres Bruno Duarte Filipe e Magney Mama da Silveira vão ser diretores in solidum, sendo o primeiro o moderador.

Ainda no âmbito da pastoral juvenil, o padre João Moita e o padre Ricardo Conceição vão ser, respetivamente, os novos assistentes espirituais das Equipas de Jovens de Nossa Senhora e do Movimento ‘Convívios Fraternos’ na Diocese de Santarém.

D. José Traquina nomeou o padre António Vicente Calado Gaspar como capelão do Estabelecimento Prisional de Torres Novas e o padre Pedro Filipe Cândido Dionísio, diretor do Serviço Diocesano de Acólitos.

O novo documento foi publicado esta terça-feira, 16 de julho, dia da Solenidade da Dedicação da Igreja Catedral de Santarém, dedicada à Imaculada Conceição, e 49.º aniversário da criação desta diocese, em 1975.

Neste contexto, D. José Traquina assinala que iam dar início à celebração do Jubileu do cinquentenário da criação da Diocese de Santarém, que comemoram dia 16 de julho de 2025, e que o ano pastoral 2024/2025 é marcado também pela celebração do Jubileu do Ano Santo de 2025.

O bispo de Santarém começa o decreto das nomeações de párocos e colaboradores pastorais, onde também faz dispensas de ofícios, para além das nomeações referidas, a desejar “Saúde, Paz e Bênção”, aos que o virem, e termina a informar que as mudanças e as tomadas de posse devem se realizar até dia 6 de outubro, os presbíteros “cessam a sua jurisdição com a tomada de posse do seu sucessor”.

O Ano Pastoral 2024-2025 na Diocese de Santarém tem como palavra inspiradora “Celebrar” e vão destacar a importância da Liturgia e da Eucaristia; do programa do jubileu constam celebrações litúrgicas, catequéticas, pastorais, culturais e históricas, e peregrinações diocesanas e interdiocesanas.

A Diocese de Santarém tem 113 paróquias, faz parte da Província Eclesiástica de Lisboa, e foi criada pelo Papa Paulo VI, com a Bula ‘Apostolicae Sedis Consuetudinnem’, a 16 de julho de 1975.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top