Santa Sé: Novos soldados da Guarda Suíça vão prestar juramento

Cidade do Vaticano, 06 mai 2023 (Ecclesia) – A cerimónia de juramento de 23 novos soldados da Guarda Suíça, que protegem o Papa desde 1506, vai realizar-se às 17h00 (hora de Roma), deste sábado, 06 de maio, no Pátio São Dâmaso, no Vaticano.

As celebrações em homenagem aos “novos recrutas” começaram no dia anterior, 05 de maio, com a celebração das Vésperas e a deposição da coroa em homenagem aos 189 soldados que perderam a vida em defesa do Papa Clemente VII, durante a invasão e o saque a Roma pelos bárbaros, em 1527, realça o portal VaticanNews.

A cada ano, os novos guardas prestam o juramento “na data histórica que recorda a memória dos falecidos”, sobre a bandeira do corpo da Guarda Suíça Pontifícia e na presença do representante do Papa Francisco, D. Edgar Peña Parra, substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Os soldados juram “proteger e defender o Papa em exercício e todos os seus sucessores legítimos, mesmo correndo risco de morte, como nossos valentes e fiéis antepassados o fizeram no passado”, explica um comunicado oficial.

O exército mais antigo do mundo, fundado pelo Papa Júlio II em 22 de janeiro de 1506, é responsável pela proteção do Papa e da sua residência.

Liderado pelo coronel Christoph Graf (LU), tem a tarefa de controlar os acessos ao Vaticano e ao Palácio Apostólico, garantindo a ordem e a representação durante as cerimónias papais e as receções de Estado e de proteger o Colégio Cardinalício durante a sede vacante.

O corpo é composto por guardas provenientes de todas as regiões linguísticas da Suíça.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top