Santa Sé: Mosteiro «Mater Ecclesiae» vai receber seis monjas

Papa Francisco fez o convite à Ordem Beneditina da Abadia de Santa Escolástica de Victoria

Foto Vatican News

Cidade do Vaticano, 13 nov 2023 (Ecclesia) – o Mosteiro Mater Ecclesiae, na cidade do Vaticano, vai retomar “a sua finalidade original” e recebe seis monjas da Ordem Beneditina da Abadia de Santa Escolástica de Victoria, Província de Buenos Aires (Diocese de San Isidro), na Argentina.

As seis monjas que, de acordo com os estatutos, vão formar a comunidade monástica, começam a viver no mosteiro nos primeiros dias de janeiro, lê-se no Boletim desta segunda-feira da Santa Sé.

O Papa Francisco decidiu também que o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano será responsável por todos os assuntos relativos ao Mosteiro Mater Ecclesiae.

São João Paulo II, com o Breve «A Vida Contemplativa» de 25 de março de 1994, erigiu canonicamente na Cidade do Vaticano um Mosteiro de Monjas de vida contemplativa, com o título “Mater Ecclesiae”.

Após a morte de Bento XVI, que quis residir ali para passar os últimos anos da sua vida acompanhando a Igreja com a sua oração, o Papa Francisco, com a sua carta autógrafa de 1 de outubro deste ano, ordenou que o Mosteiro Mater Ecclesiae retomasse a sua finalidade original: “que as ordens contemplativas apoiem o Santo Padre na sua solicitude quotidiana por toda a Igreja, através do ministério da oração, da adoração, do louvor e da reparação, sendo assim uma presença orante no silêncio e na solidão”, refere o boletim.

Com este objetivo, o Papa Francisco convocou as monjas da Ordem Beneditina da Abadia de Santa Escolástica de Victoria, Província de Buenos Aires (Diocese de San Isidro), na Argentina, que aceitaram “generosamente” o convite.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top