Salesianos: Congresso de Maria Auxiliadora destacou «a universalidade da devoção mariana»

Evento internacional, que decorreu em Fátima, reuniu participantes de 44 países

Foto Congresso Internacional Maria Auxiliadora 2024 (4)

Lisboa, 06 set 2024 (Ecclesia) – O IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, evento de “significativa importância” para a Família Salesiana, reuniu “mais de 1300 participantes, de 44 países”, no Santuário de Fátima, e ruma até às Filipinas, para a décima edição, em 2028.

“As atividades foram cuidadosamente pensadas de forma a abordar temas essenciais à devoção mariana, destacando a intervenção de Maria, ao longo da vida de Dom Bosco, bem como a sua presença contínua como guia, para todos os membros da Família Salesiana”, assinalam os Salesianos em Portugal, num comunicado de encerramento enviado à Agência ECCLESIA.

O IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, com o tema ‘Dar-te-ei a Mestra’, reuniu “mais de 1300 participantes, de 44 países”, em Portugal, entre 29 de agosto e 1 de setembro, no Santuário de Fátima.

“Destacando a universalidade da devoção mariana e o papel central de Maria na vida e missão da Família Salesiana”, acrescentam, indicando que Espanha, Itália e Portugal foram os países com “mais participantes”.

Segundo a organização, os congressistas – teólogos, sacerdotes, leigos, educadores, catequistas e jovens – vivenciaram uma “programação intensa”, com conferências, testemunhos, momentos de oração, visitas culturais e celebrações litúrgicas, ao longo de quatro dias, no santuário mariano da Cova da Iria.

O congresso internacional, promovido pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), celebrou o bicentenário do ‘Sonho dos nove anos’ de Dom Bosco; em 1824, o fundador dos Salesianos, “teve um sonho que o marcaria para toda a sua vida” e que o animou a trabalhar para “corrigir o comportamento dos rapazes da rua”.

O comunicado dos Salesianos destaca a presença, “ao longo de todo o encontro”, do vigário do reitor-mor, o padre Stefano Martoglio, e da madre-geral das Salesianas, a irmã Chiara Cazzuola.

No encerramento do congresso em Fátima, o animador espiritual mundial da ADMA, o padre Gabriel Cruz, anunciou que o X Congresso Internacional de Maria Auxiliadora é Filipinas, em 2028.

“O congresso nas Filipinas promete ser mais um marco na renovação da missão mariana no mundo, fortalecendo os laços de fé entre todos os membros da Família Salesiana”, concluem.

CB

 

Salesianos: Congresso internacional vai «pensar o futuro da devoção a Maria Auxiliadora»

Partilhar:
Scroll to Top