Quaresma: Diocese de Lamego propõe construção de ponte, rumo à JMJ 2023

Preparação para a Páscoa aponta ao encontro de Lisboa, em agosto

Lamego, 25 fev 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego propôs às suas comunidades a construção de uma ponte como símbolo principal da caminhada para a Quaresma, que pode ser inspirada na Ponte Vasco da Gama, com dois pilares, o do lado direito para uma cruz.

“A nossa proposta diocesana para a Quaresma está relacionada com a JMJ”, salientou o padre Luís Rafael Azevedo, diretor do Departamento da Pastoral dos Jovens de Lamego à Agência ECCLESIA.

O coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Lamego para a Jornada Mundial da Juventude 2023 explica que esta caminhada quaresmal é uma proposta para as comunidades que foi publicada no Plano Pastoral 2022/2023.

O documento contextualiza que os eventos centrais da JMJ Lisboa 2023 vão decorrer “junto ao Rio Tejo, tendo como pano de fundo a Ponte Vasco da Gama”, e propõe “uma Ponte como símbolo principal” para esta Quaresma.

“Na caminhada da Quaresma propõe-se a realização de uma ponte que tenha dois pilares, sendo o do lado direito uma CRUZ. Pretende-se que, ao longo dos vários Domingos, seja colocado uma placa com um número ao longo do tabuleiro da ponte, que estará relacionado com a frase-chave proposta para esse dia”, acrescenta.

A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que começou esta quarta-feira, com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 9 de abril).

O início do novo tempo litúrgico, quarta-feira de Cinzas, dia 22 de fevereiro, foi teve como palavra-chave ‘caminhando’ e o número foi o ‘12’: “O número de quilómetros da Ponte Vasco da Gama, junto da qual viveremos o grande encontro com o Papa e os jovens de todo o mundo, na JMJ. É frequente que, para viver grandes encontros, seja necessário atravessar pontes que nos liguem ao essencial, saindo da nossa margem”.

Para este primeiro Domingo da Quaresma (26 de fevereiro), a frase é “Caminhando para a Cruz” e o número ‘40’ refere-se aos “dias de caminho que esperam” e lembram “os 40 anos que o Povo de Israel caminhou no deserto, rumo à Terra Prometida”.

‘Caminhando rumo à JMJ’, é a frase para o quarto Domingo da Quaresma, a 19 de março, e ‘129’ é o número de dias que faltam para o “início dos Dias nas Dioceses”, a 26 de julho, e para o “acolhimento de jovens peregrinos de todo o mundo” que vai ficar nas comunidades lamecenses na semana anterior à Jornada em Lisboa.

No Domingo de Páscoa vão ‘correndo para anunciar’, os números são retirado da ponte que foi “decorada apenas com verdes” na Quaresma, para “ser decorada com flores”.

“Correndo para anunciar, já não nos chega caminhar. Porque a alegria dá pressa aos nossos passos, que devem levar Cristo vivo a todas as casas, ao encontro com os jovens de todo o mundo na Jornada Mundial da Juventude, a qualquer lugar onde seja preciso levar a luz da vida nova em Cristo que nunca mais acabará”, lê-se no plano pastoral 2022-2023 da Diocese de Lamego.

CB/OC

Lamego: Diocese vai ajudar «irmãos martirizados» da Ucrânia e da Síria

 

Partilhar:
Scroll to Top