Quaresma: Convento de Nossa Senhora da Esperança, nos Açores, acolhe Via-sacra centrada nas mulheres

Irmãs Contemplativas do Bom Pastor organizaram iniciativa que prossegue nas próximas duas semanas

São Miguel, Açores, 12 mar 2024 (Ecclesia) – As Irmãs Contemplativas do Bom Pastor iniciaram, na última sexta-feira, nos claustros do Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada, São Miguel, nos Açores, uma Via-Sacra que também acontece nas próximas duas semanas da Quaresma.

“Como congregação, a nossa espiritualidade está voltada para o cuidado da mulher. E caiu bem este ano, dia 8, uma sexta-feira, então é favorecer este espaço de levar essas mulheres a fazerem um caminho de cura espiritual, de cura interior, percorrendo os mistérios da paixão, do Senhor Santo Cristo dos Milagres, através das suas experiências de alegria, de dores, de tristeza, mas também de esperanças”, afirmou a irmã Jaqueline Mendes, superiora da comunidade.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, a religiosa explica que o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres “é um espaço de oração, de silêncio”, onde as pessoas desabafam com Deus, colocam as suas preocupações e esperanças.

Irmã Jaqueline Mendes
Foto: Agência ECCLESIA/HM

“Cada dia chegam aqui milhares e milhares de pedidos, que as pessoas depositam nas nossas próprias mãos, até mesmo o seu próprio coração, que vem cheio […] de mágoas, de dúvidas, de dores, de doenças. Então, eles depositam isso nas nossas mãos e nós depositamos isso no coração de Deus, no coração do Senhor Santo Cristo dos Milagres e rezamos diariamente nessas intenções”, conta a irmã, natural do Brasil.

A primeira celebração centrou-se na figura feminina, num dia em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher.

No próximo dia 15 de março são os homens a estar em destaque na via-sacra, por estar próximo do Dia de São José, e na sexta-feira seguinte, no dia 22 de março, a celebração é dedicada às famílias, em jeito de antecipação da Semana Santa e da Páscoa.

O reitor do Santuário, Manuel Carlos, acrescenta que este é “um espaço de devoção”, que “é centenária na ilha de São Miguel e também nos Açores”.

“A imagem do Senhor Santo Cristo é uma imagem que vale um milhão de palavras, porque a sua expressão revela-nos bem quem é Deus e, portanto, nas diferentes circunstâncias de vida das pessoas, perante a imagem, há ali um diálogo direto com Deus que dispensa palavras. Esta é uma realidade que importa sempre ter em conta”, realça.

As irmãs contemplativas da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor têm vários momentos de oração por dia, desde a oração pessoal do coração, que é realizada individualmente, às 6h00; passando pelas Laudes, a eucaristia no Santuário às 8h00 e ainda um momento de oração às 13h30.

“Temos a adoração ao Santíssimo, junto com os peregrinos, às 16h. E depois temos as vésperas, às 17h. Depois, por escala, cada uma vem ao Santuário. Aquela que vem para ficar no Santuário e aquela que vem para escutar as pessoas, que vem procurar as irmãs para colocar a capa do Senhor Santo Cristo, para um acompanhamento”, destaca a irmã Jaqueline Mendes, que refere que o dia termina com a oração das completas, às 20h30.

Apesar de a oração ser uma parte fundamental do dia das irmãs contemplativas, a religiosa Juana Isabel Garcia gosta de dedicar o tempo a trabalhar a terra para cultivar legumes.

“Eu gosto de trabalhar, porque nós comemos também o fruto das nossas mãos e se há demais, nós partilhamos também. E é bonito ver quando as plantas começam a dar as suas flores, os seus frutos”, afirma a irmã.

Ao contrário do que se possa pensar, também na natureza se concretiza o ato de contemplar.

“Não podemos desligar um do outro (homem e natureza). Têm sintonia, harmonia. Porque se estamos em comunhão com Deus, também há a harmonia com as pessoas e também com a natureza”, salienta.

As Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor têm cerca de 4000 membros e cerca de 500 associados e está presente nos cinco continentes, informa o portal ‘Igreja Açores’.

HM/LJ/OC

Açores: Irmãs Contemplativas do Bom Pastor organizam «Via-sacra da Esperança»

 

Partilhar:
Scroll to Top