Publicações: Revista «Brotéria» alcança volume 200 e assinala «um século de atenção à cultura»

Edição de janeiro marca o início de «ano especial», com a celebração do centenário da publicação enquanto projeto cultural

Foto: Revista Brotéria

Lisboa, 03 jan 2024 (Ecclesia) – A Revista ‘Brotéria’, da Companhia de Jesus, alcançou este mês o volume 200, numa edição que assinala o “início de um ano especial” com os 100 anos da publicação.

“Celebramos o centenário da Brotéria enquanto projeto cultural e é sobre esse caminho que, no editorial, Manuel Cardoso, SJ (Diretor-geral da Brotéria), nos fala, relembrando a evolução desta revista, que nasceu como ‘Brotéria, Fé-Ciências-Letras’ em 1925. Hoje, mais do que nunca, a Brotéria continua a ser um espaço de diálogo entre a fé cristã e as culturas contemporâneas”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Um século de atenção à cultura” é o título do editorial que abre o número de janeiro.

Entre os temas da publicação está a perspetiva de D. Diamantino Antunes, bispo de Tete (Moçambique), sobre a crise sociopolítica em Moçambique após as recentes eleições gerais de 2024.

“Num texto profundo, analisa as causas do descontentamento popular, como o desemprego juvenil e a corrupção, e aponta caminhos de reconciliação, com destaque para o papel da Igreja”, informa a Revista Brotéria.

Além disso, o padre João Basto, da Diocese de Viana do Castelo, desafia a olhar para a sinodalidade de forma ousada, como uma proposta política para a sociedade, utilizando “a metáfora da Igreja como arquipélago” e explorando “como este modelo relacional pode inspirar novas formas de convivência em tempos de polarização”, explica a publicação.

O jesuíta Guy Consolmagno, do Observatório do Vaticano, também entra na primeira edição de 2025, refletindo sobre as motivações que levam os cientistas a dedicar as suas vidas à investigação.

“Entre as rotinas e os momentos de descoberta, identifica aquilo a que chama os momentos ‘Oh, meu Deus’, de verdadeira maravilha e encontro com o divino”, adianta a nota envida à Agência ECCLESIA.

Ainda neste número, Paulo Silva Ramos aborda o poder das palavras e a integridade que a etimologia devolve no texto “Res et Verba. Para uma ecologia da palavra”.

A edição de janeiro da ‘Brotéria’ engloba também o anúncio de que vai ser publicada uma nova série da revista dedicada às artes, com lançamento previsto para junho deste ano.

A Revista sai do papel de janeiro será em Coimbra, no CUMN – Centro Universitário Manuel da Nóbrega, no dia 9 de janeiro, às 18h30.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top