Publicações: Obra multidisciplinar apresenta o culto de Nossa Senhora da Nazaré

Título resulta do colóquio  realizado no âmbito da candidatura do culto a Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Unesco

Foto Arlindo Homem/AE, (da esquerda para a direita) Carlos Medeiros, Walter Chicharro, Paulo Fontes, Alfredo Teixeira, Pedro Penteado

Lisboa, 25 nov 2022 (Ecclesia) – A universidade Católica Editora publicou o livro “O culto de Nossa Senhora da Nazaré. Perspetiva multidisciplinar”, com coordenação científica de Pedro Penteado, apresentado na Universidade Católica na última sexta-feira.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o livro foi apresentado por Alfredo Teixeira, do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da UCP, que “identificou sete portas” de ordenamento da obra.

Para o professor da Faculdade de Teologia da UCP, o livro sobre o culto de Nossa Senhora da Nazaré apresenta “a valorização da narrativa das origens do culto, a morfologia sócio cultural dos peregrinos, a identificação religiosa  mariana em cultos tradicionais pré-fatimitas, o imaginário, cultura visual e mundividências em torno desta devoção, a faceta de culto multisituado, o hibridismo de práticas turístico-religiosas contemporâneas e o processo de patrimonialização em curso no âmbito da referida candidatura”.

Pedro Penteado, do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da UCP, apresentou “a estrutura da obra e alguns dos resultados alcançados pelos diferentes autores que nela participaram”.

De acordo com o coordenador científico da obra, apresenta-se na “a História Social e Religiosa do culto desde o período medieval ao contemporâneo, focando-se, na  segunda parte nos imaginários e práticas devocionais à Senhora, com contributos das áreas da História da Arte, História da Expansão, Literatura Popular, Ciências Documentais e Antropologia Religiosa”.

Na terceira parte, a obra publica os textos que serviram de base à mesa redonda do colóquio, em torno da candidatura do culto a Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Unesco, promovida pela Câmara Municipal da Nazaré.

Na sessão de abertura, moderada por Paulo Fontes, do CEHR, participou também Carlos Medeiros, coordenador da candidatura, e Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal, que “identificou a Senhora da Nazaré como o primeiro ativo global da sua comunidade nazarena”, acrescentando que “o processo de aprovação pela Unesco pode demorar vários anos, mas que  que este reconhecimento já existe no coração dos devotos da Senhora”.

Colaboram na obra Álvaro Laborinho Lúcio (prefaciador), Carlos  Medeiros, José Gabriel Andrade, Lucília-José Justino, Margarida Franca, Maria Adelina Amorim, Paulo Fontes, Pedro Penteado, Pedro Pereira, Saul Gomes, Vitor Serrão e Walter Chicharro.

A obra “O culto de Nossa Senhora da Nazaré. Perspetiva multidisciplinar”, com a coordenação científica de Pedro Penteado e editada pela Universidade Católica Editora, resulta de um Colóquio realizado na Nazaré, em fevereiro de 2020, no âmbito da Candidatura das Práticas e manifestações do culto a Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Unesco, promovida pela Câmara Municipal da Nazaré.

PR

Partilhar:
Scroll to Top