Publicações: Obra dá a conhecer Catedral e Museu Diocesano de Santarém (c/vídeo)

Eva Raquel Neves destaca importância de conhecer «expressão artística das comunidades cristãs»

Lisboa, 16 fev 2022 (Ecclesia) – A responsável pelo setor dos Bens Culturais da Igreja na Diocese de Santarém disse que é fundamental conhecer “a expressão artística das comunidades cristãs”.

Eva Raquel Neves falava à Agência ECCLESIA a respeito da publicação do livro ‘Catedral e Museu Diocesano de Santarém’, que considerou o “culminar de muitos anos de trabalho” na recuperação e dinamização do património religioso.

O Museu Diocesano de Santarém é apresentado como o fruto de um trabalho realizado ao nível de inventariação do património das comunidades, no qual “foram sinalizadas muitas peças que careciam de recuperação e que não estavam devidamente valorizadas”.

No âmbito do Projeto ‘Rota das Catedrais’, a Igreja Católica em Santarém procurou reabilitar a catedral e desenvolver circuitos expositivos, tendo sido criado o Museu Diocesano, onde “cerca de metade das paróquias da diocese se fazem representar com algumas peças”.

“Peças que passam uma mensagem catequética e de história da arte em Portugal”, referiu Eva Raquel Neves, em entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

Segundo a responsável, as dinâmicas de sensibilização têm sido frequentes e tem “crescido muito” a sensibilidade para as questões patrimoniais nas comunidades paroquiais.

“O balanço é muito positivo”, acrescentou.

O setor dos Bens Culturais, na Diocese de Santarém, tem acompanhado as intervenções de restauro nas igrejas e pretende que estas sejam “credenciadas e realizadas por profissionais habilitados”.

HM/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top