Publicações: O «Evangelho Diário» que medita das «realidade concretas de leigos»

Braga, 10 out 2014 (Ecclesia) – A Editorial Apostolado da Oração (A.O.) publicou o livro “Evangelho Diário” que pretende a leitura diária do Evangelho, seguindo o ritmo do calendário litúrgico, bem com pequenas meditações que provêm das realidades concretas de leigos.

“Propõe-se para cada dia do ano, a passagem do Evangelho lida na Eucaristia desse dia, acompanhada de uma breve meditação/oração e são ainda indicadas as outras leituras bíblicas proclamadas na Eucaristia bem como os santos celebrados ao longo do ano”, explica a Editorial Apostolado da Oração no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O secretário nacional do A.O, e diretor das suas Editoriais e publicações, revela que os Evangelhos, “logo desde os seus inícios”, são usados não só para a catequese mas “sobretudo como alimento da oração litúrgica das comunidades”.

“A Palavra feita carne foi e continua a ser para a Igreja, ao longo dos séculos, a maior interpelação a assumir na vida o estilo de Jesus, que inspira cada cristão”, acrescenta o padre António Valério da Companhia de Jesus (Jesuítas).

As meditações/orações, desta quinta edição do ‘Evangelho Diário’, foram elaboradas por um grupo de leigos da Comunidade de Vida Cristã (CVX), Banda Larga, e “exprimem a sua sensibilidade espiritual” bem como a sua inserção nas realidades do quotidiano com “o trabalho, a escola, a família, os encontros e desencontros de cada dia”.

A Editorial A.O., dos jesuítas, acrescenta que este livro “é uma excelente ajuda para o leitor que deseja acompanhar o ritmo litúrgico” e para quem pretende fazer da sua oração diária ”um tempo de comunhão com a Igreja”.

O padre António Valério destaca ainda que de entre todos os livros da Sagrada Escritura, são os Evangelhos “que se apresentam como a referência mais importante para a vida cristã”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top