Funchal, Madeira, 17 dez 2013 (Ecclesia) – O padre Marcos Gonçalves apresenta hoje no Funchal o seu livro “Histórias de uma igreja de encantar”, sobre a igreja do Colégio que pretende divulgá-la, cujas receitas revertem para ação social.
“Desde que entrei para a Igreja do Colégio, há sete anos, tive a ideia de dar a conhecer a história desta igreja e a vida dos seus santos à população madeirense e aos turistas, não só adultos como às crianças”, revelou o padre Marcos Gonçalves à Lusa.
O sacerdote assinalou que os resultados da venda do livro vão “ser integralmente entregues” para a ação social da paróquia da Nazaré”, da qual é responsável, “destinado à compra de medicamentos para os mais necessitados” do bairro social que existe no local.
O livro “Histórias de uma igreja de encantar” é uma publicação privada da igreja do Colégio e o padre Marcos Gonçalves explicou que “conta a história dos santos padres jesuítas, São João, Santo Inácio e São Francisco Xavier”
A igreja do Colégio tinha publicado anteriormente um “livro/catálogo sobre a sua beleza” intitulado “Igreja do Colégio – Evangelização, devoção e património cultural” com fotografias que ilustra e apresenta a “sua vida, culto, história, arte e decoração e arquitetura”.
A publicação, uma edição bilingue com textos em português e inglês, tem 141 páginas e está dividida em seis capítulos, 98 fotografias.
Os seis capítulos apresentam a fundação da Companhia de Jesus (Jesuítas) e a sua chegada ao Funchal; a construção desta igreja de estilo maneirista e “todo o percurso histórico” até à atualidade: “a arquitetura e decoração; a riqueza da sacristia, o grande órgão e a vida e o culto”.
“De alta e grande nave central, esta igreja foi e continua a ser um grande espaço de celebração, de vida, de anúncio da Palavra que salva, num ambiente de rara beleza, que nos eleva para Deus. Uma igreja que participa na cultura e contribui para a construção da cidade”, revela o padre Marcos Gonçalves.
“Agora já pode levar a Igreja do Colégio para casa”, é o repto do responsável na página da igreja na internet.
CB/OC