Publicações: Livro evoca vida de Monsenhor Albano Teixeira

Fafe, 19 ago 2022 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, vai marcar presença na apresentação do ‘Monsenhor Albano Teixeira – in memoriam’, na próxima segunda-feira, às 21h30 no Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Travassós (Fafe).

“Este livro pretende ser muito mais que uma homenagem, ele almeja produzir um regresso daquele que deixou o seu registo em várias gerações”, informa Diogo Antunes, um dos autores, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O livro ‘Monsenhor Albano Teixeira – in memoriam’ conta com um “vasto número de depoimentos escritos e fotográficos” que auxiliam a perpetuar a figura de monsenhor Albano Teixeira e “os reptos que brotam do conhecimento da sua figura e obra”.

A nova publicação, que vai permitir conhecer melhor monsenhor Albano Teixeira, é apresentada no dia em que o sacerdote faria 99 anos, com a presença dos quatro autores.

“Partiu há 25 anos (31 janeiro 1997), não para se ausentar, mas para continuar a marcar a sua presença memorável entre todos os travassolenses e muitos outros além dos contornos desta freguesia de Fafe”, refere Diogo Antunes.

O arcebispo de Braga também vai participar no lançamento de ‘Monsenhor Albano Teixeira – in memoriam’, a partir das 21h30, no recinto do santuário mariano na Paróquia de São Tomé de Travassós, Arciprestado de Fafe.

Antes desta sessão cultural, que faz parte do programa das festas em honra de Nossa Senhora das Graças, D. José Cordeiro preside Eucaristia da novena, pelas 18h00.

As festividades a Nossa Senhora das Graças, em Travassós, começaram a 7 de agosto e terminam no dia 28 deste mês; Esta sexta-feira (dia 19) começa a novena, pelas 18h00, com um momento de oração e celebração da Missa com “pregação”.

Do programa religioso das festas destaca-se ainda a procissão de velas, a 26 agosto, às 21h30, da igreja paroquial até à capela mariana, a Eucaristia Campal, dois dias depois, às 10h00, e a procissão em honra de Nossa Senhora das Graças, a partir das 17h00, num cortejo organizado pela 1ª Companhia de Travassós das Guias de Portugal.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top