Publicações: Livro apresenta «As Figuras do Presépio»

Lisboa, 23 dez 2014 (Ecclesia) – João César das Neves, autor do livro "As Figuras do Presépio", considera que o Natal é um “mistério que passa ao lado” de cada pessoa.

O economista afirmou à Agência ECCLESIA que cada um vive com o presépio desde cedo, mas “esquece o escândalo e o extraordinário que acontece naquela figura que entra em casa todos os anos pelo Natal”.

No livro "As Figuras do Presépio", João César das Neves publica “pequenas reflexões” que, ao longo dos anos, foi fazendo em torno das figuras que compõem o presépio.
Em 215 páginas, o autor propõe-se a construir um presépio “literário” onde também se colocam as figuras tradicionais, como o burro a vaca ou a manjedoura, mas também outras menos comentadas como o musgo, o regato ou a Missa do Galo.

O autor entende que “o presépio é uma provocação em todas as épocas” e, apesar de não se dar atenção, “o Senhor continua a nascer”: “Insiste, apesar do nosso desinteresse”, observa João César das Neves.

Este livro é uma reação ao que o autor identifica como “uma hostilidade que a sociedade manifesta para com presépio, que é hoje afastado pelo pai natal e pelas renas”.

Publicado pela editora Lucerca, “As Figuras do Presépio” é, segundo João César das Neves, um contributo para, a partir da beleza concreta do Presépio, abrir-se os olhos à verdade e à beleza do Natal.

HM

Partilhar:
Scroll to Top