Portugal: Secretariado Nacional da Liturgia divulga duas novas publicações

«A vocação do padre perante as crises» e «O rosto inacabado»

Fátima, 29 ago 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), lança hoje dois novos livros, ‘A vocação do padre perante as crises – A fidelidade criativa’ e ‘O rosto inacabado – Aproximações ao Rosto de Cristo e do Homem’.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) destaca que o Papa Francisco ofereceu o livro ‘A vocação do padre perante as crises – A fidelidade criativa’ “a cada padre presente na Missa Crismal”, deste ano, na Basílica de São Pedro, a Eucaristia que se celebra na manhã de Quinta-feira Santa.

O SNL explica que o autor, D. François-Xavier Bustillo, bispo de Ajaccio, na Córsega, propõe “revisitar a ordenação sacerdotal, como um regresso às fontes, para responder aos desafios laboriosos do nosso tempo”.

“As crises encorajam os padres a velar pela sua humanidade, a cuidar da sua interioridade, a cultivar os desejos e a não sufocar os seus sonhos. Trata-se de uma vocação formidável, sinal num mundo em busca de referências”, acrescenta.

Na apresentação do livro ‘A vocação do padre perante as crises – A fidelidade criativa’ , D. José Cordeiro, arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, escreve que “oferece uma reflexão muito oportuna”.

“É verdade que o tempo hodierno é diferente, mas não mais difícil, porque o aqui e agora que vivemos continua a ser um tempo favorável a processos eclesiais inéditos, inauditas expressões de autenticidade e de fecundidade evangélica. Nós os sacerdotes não somos funcionários. A gratuidade é um gesto desinteressado em favor dos outros. Presidir em nome de Cristo e em nome da Igreja significa servir”, desenvolve.

D. François-Xavier Bustillo, nasceu a 23 de novembro de 1968, em Pamplona, Espanha. Aos 17 anos ingressou na Ordem dos Franciscanos Conventuais, em Pádua, Itália. O Papa Francisco, nomeou-o bispo de Ajaccio, na Córsega, a 11 de maio de 2021.

O Secretariado Nacional de Liturgia lança também, esta segunda-feira, o livro ‘O rosto inacabado – Aproximações ao Rosto de Cristo e do Homem’, um “belo texto espiritual, proposto no âmbito de uma experiência de retiro”, do padre Mário Rui de Oliveira, da Arquidiocese de Braga, mas que exerce o ministério na Cúria Romana.

“Fazer retiro é como preparar-se para um grande encontro. Na verdade, retiramo-nos só para estarmos mais seguros de contemplar o rosto de Deus e de sermos contemplados por Ele”, escreve D. José Cordeiro, na apresentação da nova publicação.

O arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade deseja que a leitura deste itinerário espiritual “contribua para a passagem ou conversão de observadores a contemplativos na oração, no testemunho e nas boas práticas de misericórdia e de paz”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top