Portugal: Secretariado de Liturgia publicou «A Arte de Apresentar o Mistério Trinitário»

«Representar a Trindade no contexto artístico-litúrgico não pretende circunscrever Deus à materialidade» – Tiago Fonseca

Fátima, 09 mai 2023 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, publicou o livro ‘A Arte de Apresentar o Mistério Trinitário – Imagem, Eucologia e Simbólica’, da dissertação de mestrado de Tiago Fonseca, seminarista da Diocese da Guarda.

“Com a investigação patente nestas páginas procurámos identificar os principais modelos iconográficos de representação da Santíssima Trindade, tendo em consideração que esta mesma expressão artística resulta sempre de uma fé professada e rezada. Neste sentido, foi extremamente importante aprofundar a dimensão trinitária da liturgia”, lê-se na conclusão do novo livro enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Tiago Fonseca, da Diocese da Guarda, explica que escolheu como tema da sua investigação a arte de apresentar o mistério trinitário “com o objetivo de aprofundar aquele que é o núcleo da fé e do culto da Igreja”, tendo em conta a dimensão simbólica e iconográfica, assinalando que a confissão explícita de um Deus uno e trino “aparece frequentemente como irrelevante ou simplesmente ritual na vida dos cristãos”, visível, por exemplo, na “escassez de representações trinitárias na contemporaneidade”.

“A representação do mistério trinitário de Deus concentra duas dimensões principais. Por um lado, os cristãos procuraram pedagogicamente desenvolver uma teologia da imagem, onde os conteúdos da fé rezada foram apologeticamente materializados e custodiados numa Tradição viva e verdadeira. Por outro lado, a representação do Deus Trindade corresponde ao apelo interior do ser humano à transcendência”, desenvolve na introdução do livro publicado pelo SNL, que integra a coleção de estudos litúrgicos ‘Hodie’.

Segundo o autor de ‘A Arte de Apresentar o Mistério Trinitário – Imagem, Eucologia e Simbólica’, representar a Trindade no contexto artístico-litúrgico “não pretende circunscrever Deus à materialidade”, e iniciou o estudo com “uma breve apresentação do dogma da Santíssima Trindade”, uma vez que da conceção que se tem de Deus “parte toda a representação trinitária”.

Tiago Fonseca explica que no primeiro capítulo apresenta os fundamentos bíblicos, patrísticos e teológicos, porque a abrangência do tema “exige” que se detenha “apenas nos principais desenvolvimentos doutrinais”, o segundo capítulo é dedicado à “dimensão trinitária da liturgia” – “cada ato litúrgico começa e termina com uma fórmula trinitária” – e no terceiro e último capítulo apresenta uma “hermenêutica dos diversos modelos simbólicos e iconográficos da Trindade”.

“Queremos com esta reflexão suscitar a curiosidade e o permanente empenho para o imenso e valioso mundo da representação trinitária, num tempo em que os símbolos e as imagens parecem ter perdido o seu poder de ação”, refere o seminarista da Diocese da Guardam na introdução do livro publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

Tiago Fonseca defendeu a dissertação de Mestrado Integrado em Teologia, a 11 de novembro de 2022, no polo regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, na sua diocese foi instituído no ministério de Leitor, no dia 19 de março de 2022, solenidade de São José, na capela do Seminário Maior.

CB

Partilhar:
Scroll to Top