Portugal: Renovamento Carismático Católico «está na Igreja e para a Igreja», diz responsável nacional

José Luís Oliveira foi reeleito para mandato de cinco anos

Porto, 05 set 2018 (Ecclesia) – O coordenador da equipa nacional do Renovamento Carismático Católico (RCC) destacou a importância de o movimento se afirmar “na Igreja e para a Igreja”, em Portugal, ajudando à “renovação interior” dos seus membros.

“Para que possam levar esta força e poder do Espírito Santo para as suas famílias, o local onde trabalham e até a própria Igreja”, disse José Luís Oliveira, que foi reeleito para um mandato de cinco anos.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o responsável destacou o “grande desafio” de realizarem seminários de vida nova do Espírito e explicou que gestos como “bater palmas, levantar os braços, de muito louvor” são “sinais exteriores da alegria, do gozo interior”.

“Com os dons e carisma do Espírito Santo podemos embelezar e enriquecer a Igreja, levar esta frescura desde os serviços mais simples, passando pelas catequeses, liturgia, serviços apostólicos”, desenvolveu.

José Luís Oliveira assegurou que no RCC não existem “grupos fechados” e que em todas as dioceses há grupos de oração, que se reúnem semanalmente, “e estão inseridos nas paróquias”, uma vez que pretendem “que as pessoas daí passem à ação”.

“Esta renovação é interior, mas não tem sentido se não passar à ação muito na Igreja, o nosso desafio é as pessoas terem um papel muito ativo nas suas paroquias e levarem força e poder do Espírito Santo”, afirmou.

‘Para que a vossa alegria seja completa’ foi o tema da 41.ª Assembleia Nacional do Renovamento Carismático Católico, entre sexta-feira e domingo, dno Centro Pastoral Paulo VI, Fátima.

“É um momento de comunhão, de partilha, de alegria, de troca de experiências e formação; Com pessoas de todas as dioceses”, salientou, destacando a presença “muito gratificante” do presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Joaquim Mendes.

Sobre o tema, o coordenador da equipa nacional do RCC explicou que se vive “num mundo de muito insatisfação”, as pessoas “saltam de prazer em prazer, sempre com uma insatisfação muito grande” e onde “nada preenche, nada satisfaz”, por isso, “só esta experiência com Jesus Cristo é que pode trazer este gozo e alegria”.

A Conferência Nacional do Renovamento Carismático Católico tem “personalidade jurídica canónica e personalidade jurídica civil, nos termos da Concordata”, entre a Santa Sé e a República Portuguesa.

Para além das equipas diocesanas também fazem parte da conferência três comunidades – Emanuel, Canção Nova e Cristo Betânia – que “nasceram do renovamento”.

O coordenador explica que existem “algumas comunidades” que não estão inseridas na conferência, mas “participam em muitas atividades e são solicitadas em dioceses para animar assembleias e retiros”.

“É um caminho que se tem que fazer. Às vezes, há expressões de pessoas que estão fora e não querem estar ligadas a ninguém, acham que é perda de independência”, desenvolve.

José Luís Oliveira lembra que o Papa Francisco “pede muito que se criem instâncias de comunhão”, mas que essas realidades carismáticas “estejam em comunhão com os bispos” e, em Portugal, têm sido feitos contactos e um “caminho nas dioceses que têm essas comunidades”.

A nível nacional, o movimento tem “mais de 500 grupos, com cerca de 30 mil pessoas” que vão rezando semanalmente, numa “corrente fortíssima de oração pela Igreja, pelo Santo Padre, e pelas paróquias”.

“O Espírito transforma, renova, a ir ao serviço dos que mais precisam. É um movimento que tem transformado muitas vidas”, acrescentou, realçando que as pessoas “não estão contra a espiritualidade do renovamento carismático e ficam “muito contagiados pela oração de louvor” mas é preciso “atenção, discernimento, sabedoria” com os “testemunhos, às vezes, exagerados”.

O Renovamento Carismático Católico nasceu durante um retiro de estudantes da Universidade Duquesne de Pittsburgh (Pensilvânia – EUA), em 1967 e está hoje presente em mais de 200 países, com mais de 120 milhões de membros.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top