Portugal: Federação Escutista vai organizar a «maior atividade escutista de jovens» mundial, em 2025

«Milhares» de jovens dos 18 aos 25 anos de todo mundo vão «percorrer o país, contactar a comunidade», e reunir em Ovar

Lisboa, 28 ago 2021 (Ecclesia) – A Federação Escutista de Portugal (FEP) – constituída pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) e os Escoteiros – foi hoje eleita para organizar o World Scout MOOT 2025, “a maior atividade escutista de jovens adultos a nível mundial”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a FEP explica que ‘Engage’ (“Envolve-te”) vai ser o mote do MOOT 2025 que vai juntar jovens dos 18 aos 25 anos de todo mundo e que serão desafiados a “percorrer o país e contactar com a comunidade local”, juntando-se, depois, no Centro Escutista do Buçaquinho, em Ovar.

“A realização do evento em território nacional será impactante a vários níveis, desde a dinamização turística, a consciencialização local, nacional e internacional sobre questões globais atuais”, explica a Federação Escutista de Portugal.

Neste contexto, no World Scout MOOT 2025 vão também “potenciar” o envolvimento dos jovens no desenvolvimento sustentável das comunidades locais, na sociedade nacional e internacional e ainda incentivar relações entre “os países lusófonos, desenvolvendo condições especiais para a sua participação no evento e posterior apoio no desenvolvimento de outros projetos”.

O World Scout MOOT 2025 é promovido pela Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e Portugal foi eleito para ser o país organizador, depois de ter apresentado a sua candidatura, na 42ª Conferência Mundial do Escotismo, “onde debatem o futuro do maior movimento de jovens do mundo”, que começou no dia 25 de agosto e termina este domingo.

A FEP assinala que o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que tem tido uma “presença ativa” na vida da federação, “admite estar de braços abertos e disposto a contribuir” para a preparação desta atividade: “Damos todo o nosso apoio na realização deste evento que incentiva a partilha de culturas, experiências e compreensão entre todos os participantes vindos de todo o mundo”.

Outras entidades governamentais e autárquicas também demonstraram também o seu apoio, como os secretários de Estado Adjuntos da Educação e da Juventude e Desporto, respetivamente João Costa e João Paulo Rebelo, que demonstraram a sua satisfação e o apoio do Governo Português, e o presidente do Município de Ovar, Salvador Malheiro.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE – escutismo católico) e a Associação dos Escoteiros de Portugal, as duas associações nacionais que constituem a FEP, vão trabalhar com a OMME para acolher o World Scout MOOT, em 2025.

CB

Partilhar:
Scroll to Top