Portugal: Cooperadoras da Família e Universidade Católica promovem inquérito sobre «A Família na sociedade contemporânea»

Estudo pretende identificar «de uma maneira mais certeira os desafios e oportunidades que as famílias hoje enfrentam»

Lisboa, 28 nov 2024 (Ecclesia) – O Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) e a Universidade Católica Portuguesa estão a promover um inquérito sobre “A Família na sociedade contemporânea”, que se insere na celebração dos 100 anos da ordenação sacerdotal do fundador.

“Conhecer esta realidade parece-nos fundamental para que se possam identificar de uma maneira mais certeira os desafios e oportunidades que as famílias hoje enfrentam e podermos, assim, procurar as maneiras mais ajustadas de as continuar a cuidar”, explica o ICNF, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O resultados do questionário vão ser divulgados e analisados ao longo do Congresso em honra dos 100 anos da ordenação sacerdotal do padre Joaquim Alves Brás, que se realiza nos dias 17 e 18 de maio de 2025, com o tema “Atravessados pelo Amor e pela Esperança” — Cuidar as Famílias com(o) o Pe Brás.

“Queremos deste modo não só celebrar e dar graças por estes 100 anos de caminho e compromisso, como também fazer um exercício de leitura da realidade familiar, em Portugal”, assinala o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, que aponta como objetivo do congresso a reflexão sobre as respostas “com todos aqueles que têm a missão de promover e defender as famílias”.

O ISCF pede o contributo para o Congresso, mediante o preenchimento do questionário, que “não requer muito tempo e é de fácil apreensão”.

“Será um contributo precioso”, destacam as Cooperadoras da Família.

O Instituto Secular das Cooperadoras da Família nasceu em 1933, fundado pelo padre Joaquim Alves Brás, sacerdote da Diocese da Guarda, que tem como Carisma e missão próprios e específicos “O cuidado da santificação da Família, fonte de vida humana e agente de transformação do mundo”.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top