Portugal: Ação Católica Rural interpelada ao «diálogo» e construir «um mundo novo aberto a todos»

Seminário nacional decorreu online (c/vídeo)

Lisboa, 16 nov 2020 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) em Portugal realizou este sábado o seu seminário nacional, num encontro online sobre a encíclica ‘Fratelli Tutti’, com cerca de 80 militantes e simpatizantes do movimento.

“Fazemos estas formações, estes seminários, conferências para interpelar a ir e fazer a nossa missão. Demos mais um passo para o caminho da construção de um mundo novo aberto a todos”, disse a presidente nacional do movimento, Ana Noro, no final da sessão.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA a equipa nacional refere que as interpelações do Papa Francisco “implicam” a Ação Católica Rural “levando-a a reassumir o papel de ‘ser e viver para transformar’”, o lema do movimento em Portugal está a viver até 2022.

Para o futuro, Ana Noro sugeriu às equipas diocesanas e de base que se reúnam e refletiam sobre quatro questões apresentadas pelo orador convidado: “Que diálogos promover; que lugares teológicos identificar, que ações concretas desenvolver, que mudanças arriscar”.

Para refletir sobre a encíclica ‘Fratelli Tutti’ do Papa Francisco, apresentada a 4 de outubro, foi convidado o professor universitário Juan Ambrósio que intitulou a sessão de ‘O Sonho de uma Humanidade Nova’.

O docente da Faculdade de Teologia de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa, explicou por exemplo que o novo documento do Papa “quer situar-se verdadeiramente no meio dos diálogos e trazer para esses diálogos um outro horizonte.

Juan Ambrósio assinalou que a Teologia “pode abrir horizontes, pode ajudar a olhar o mundo de maneira diferente, olhar as pessoas de maneira diferente, olhar as realidades de maneira diferente”, abrindo horizontes para que “cada competência técnica na sua área possa incluir esse horizonte, essa visão nova e procurar caminhos novos”.

“Parece ser o grande desafio que temos e é ai que este texto se coloca e se quer situar, não tanto para criar um sistema mas para criar mudanças de atitudes, para um diálogo profundo, para abrir horizontes”, acrescentou o professor universitário que começou por fazer um enquadramento dos pilares de um pontificado e salientou que a encíclica faz parte de um horizonte mais vasto, “de um ecossistema mais vasto” do Papa Francisco.

A ACR destaca que o professor universitário também fez uma leitura do contexto atual referindo que “não foi Deus quem enviou ou permitiu a pandemia, mas é nela e no meio dela que Deus fala”, e é “um momento que traz novos desafios ao mundo, às sociedades e à Igreja”.

Ação Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933; É um movimento “formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua ação adolescentes e crianças” e “obedece às características gerais” da Ação Católica dedicando-se de forma organizada à “evangelização e promoção do meio rural” com um método de Revisão de Vida – ver, julgar, agir.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top