Portugal: Ação Católica Rural definiu plano de ação para ano pastoral 2021/2022

Movimento vai continuar a campanha solidária de apoio à família e preparar JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 15 jul 2021 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) em Portugal avaliou como “muito positivas” as ações desenvolvidas durante a pandemia e anunciou que vai continuar a promover a campanha solidária ‘Cinco pães e dois peixes’, preparando-se para a Jornada Mundial da Juventude 2023.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a ACR  apresenta as conclusões do seu mais recente Conselho Nacional.

O movimento refere que nas dioceses onde está implantado – Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu – se promoveram atividades através das plataformas digitais, dando continuidade à sua ação e criando espaços de encontro e de confraternização.

Neste contexto, a nota adianta que vão continuar a desenvolver a campanha nacional de solidariedade ‘Cinco pães e dois peixes’, de apoio a diversas famílias, dando mote ao lema do triénio ‘Ser e viver para transformar’.

A Ação Católica Rural também vai dar continuidade à ‘Caminhada de Oração’, no dia 16 de cada mês, que pode ser acompanhada em direto no seu canal no Youtube.

A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2023, vai realizar-se em Lisboa, e a ACR delineou um programa para apoiar o movimento católico a preparar-se para este evento e destaca a passagem da ‘Cruz ACR_JMJ’ pelas dioceses onde está implantada.

O Conselho Nacional, que se reuniu no sábado, através de uma plataforma digital, reafirmou a vontade de dar continuidade ao trabalho do movimento “cada vez mais necessário nas comunidades onde está presente”.

No encontro, a equipa nacional da ACR e os representantes das dioceses – Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu -, definiram o plano de ação para o novo ano pastoral 2021/2022.

Ação Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933; É um movimento “formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua ação adolescentes e crianças” e “obedece às características gerais” da ação católica dedicando-se de forma organizada à “evangelização e promoção do meio rural” com um método de Revisão de Vida – ver, julgar, agir.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top