Porto: Plano pastoral da diocese para 2023/2024 quer potenciar impacto da JMJ

«Não podemos desperdiçar esse entusiasmo» – D. Manuel Linda

Porto, 05 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo do Porto apresentou o plano pastoral 2023/2024, numa mensagem à diocese, sublinhando a importância do entusiasmo gerado pela JMJ 2023.

“A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 constituirá, certamente, uma explosão de alegria, de festa, de ânimo e a Igreja em geral e nós, Diocese do Porto, em particular, não podemos desperdiçar esse entusiasmo”, refere D. Manuel Linda.

O próximo ano pastoral vai ter como tema ‘Vamos com alegria. Juntos por um caminho novo’.

A partir do entusiasmo gerado pela Jornada Mundial da Juventude, D. Manuel Linda convida a construir uma “Igreja em saída”, um “ousado dinamismo missionário”, uma “nova etapa evangelizadora marcada pela alegria”.

A alegria é um “estado de alma” em que a pessoa “se sente bem, entusiasmada, bem-disposta, íntegra, não dividida contra si mesma ou contra os outros” porque “é um sentimento no qual a vida resulta menos amarga e como que se não dá conta da dureza do solo que trilhamos”.

Para o bispo do Porto, a alegria é “a grande vacina contra aquele pessimismo que leva a considerar o tempo que nos é dado viver como um dos mais difíceis da história”.

O responsável entende que o pós-JMJ “será crucial” para as comunidades católicas.

“Assim saibamos nós canalizar o dinamismo gerado”, insiste.

Para o Ano Pastoral de 2023/2024, a Diocese do Porto propõe “(a)colher, celebrar, fazer frutificar todos os dinamismos e processos criativos desenvolvidos no âmbito do Sínodo sobre a sinodalidade e da preparação da JMJ”.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top