Lisboa 2023: Universidade Católica, Fundação Champalimaud e CCB acolhem conferências durante a JMJ

Lisboa, 05 jul 2023 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP), a Fundação Champalimaud e o Centro Cultural de Belém (CCB) vão acolher as conferências que integram o programa do Festival da Juventude da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

“De 1 a 6 de agosto, vão ser 38 os momentos reservados a esta categoria, que irão e abordar temas ligados à vocação, à missão, aos desafios da sociedade atual, à cidadania e ao mundo profissional e vão estar espalhadas por diversos espaços. As conferências serão em vários idiomas e conduzidas por diversos países”, anuncia a organização do evento, em nota divulgada hoje.

O programa dedica “especial atenção para a Economia de Francisco”, na sede da UCP, em Lisboa, debatendo “como os jovens católicos podem manifestar a fé através da sua profissão em diferentes áreas como a educação, saúde e economia”.

A Fundação Champalimaud vai receber conferências com “testemunhos de pessoas que conviveram com alguns dos patronos da JMJ Lisboa 2023”, como o Beato Carlo Acutis e a Beata Chiara Badano, além do venerável Guido Schäffer (1974-2009), jovem surfista e médico brasileiro que faleceu quando se preparava para ser sacerdote.

O CCB acolhe conferências sobre a vocação na Igreja e a sua presença no matrimónio, sacerdócio e vida consagrada masculina e feminina, com a ajuda do ‘Centre de Recherche et d’Anthropologie des Vocations’ (CRAV -Centro de Pesquisa de Antropologia das Vocações), “para despertar a consciência vocacional de cada jovem”, através dos testemunhos de sacerdotes, consagrados e consagradas de várias partes do mundo.

Durante a semana da JMJ Lisboa 2023 são propostas conferências, eventos culturais, religiosos e desportivos no Festival da Juventude,  espalhados por mais de 100 espaços.

O Festival da Juventude quer proporcionar uma experiência de alegria, juventude, universalidade e fé, mostrando que a Igreja Católica é uma Igreja viva e jovem, capaz de usar as linguagens e formas de arte da atualidade sem comprometer a mensagem que pretende transmitir.

Os jardins de Belém acolhem a Cidade da Alegria, nome do local que junta a Feira Vocacional e o Parque do Perdão, de 1 a 4 de agosto.

Durante os quatro dias da Feira Vocacional os jovens vão poder assistir a palestras e testemunhos, contactar com diferentes movimentos, associações, comunidades, ordens religiosas e projetos de cariz social.

Já o Parque do Perdão é um espaço de reconciliação pessoal e comunitária que conta com 150 confessionários.

OC

Partilhar:
Scroll to Top