Porto: Faleceu o padre Manuel Vales

Padre Manuel Vales
Foto: Paróquia Santa Maria de Vila Boa do Bispo

O padre Manuel de Sousa Oliveira Vales, da diocese do Porto, faleceu, no dia 30 de dezembro, aos 86 anos, informa o jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.

O funeral foi presidido no dia 31 de dezembro pelo bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, “por impedimento do bispo D. Manuel Linda, na Igreja do Mosteiro de Vila Boa do Bispo”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na cerimónia estiveram presentes duas dezenas de sacerdotes e o coro paroquial, na festa da Sagrada Família, que segundo a publicação “motivou o tema das palavras do bispo, que da liturgia do dia sublinhou o valor da família, o sentido do serviço, da cooperação e dedicação pastoral”.

O padre Manuel de Sousa Oliveira Vales, pároco de Favões e Vila Nova do Bispo ao longo de 47 anos, foi sepultado na terra de onde era natural, na freguesia do Pinheiro (S. Vicente).

Nasceu em a 15 de janeiro de 1937 e formou-se nos seminários diocesanos do Porto, tendo sido ordenado presbítero a 5 de agosto de 1962.

Iniciou a vida pastoral como vigário cooperador da Sé do Porto, nesse mesmo ano, e em 1964 foi nomeado pároco de Favões e Vila Boa do Bispo, na vigararia do Marco de Canaveses, onde exerceu o ministério ao longo de quarenta e sete anos.

Além do sacerdócio, a vida do padre Manuel Vales também esteve ligada ao ensino, exercendo a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Secundária do Marco de Canaveses, entre 1970 e 1985, bem como disciplinas humanísticas.

Foi nomeado vigário da vara da 5.ª vigararia de Sobretâmega e em 1999 exerceu a administração paroquial de Ariz e Magrelos, do concelho do Marco de Canaveses.

Entre 2017 e 2019, o padre Manuel de Sousa Oliveira Vales terminou as funções de pároco, por razões de saúde.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top