Porto: D. Manuel Linda presidiu à ordenação de sete padres e um diácono

Bispo diocesano exortou novos sacerdotes a superar «esquemas tradicionais» de pastoral

Porto, 10 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo do Porto presidiu este domingo, na Catedral diocesana, à ordenação de sete padres e um diácono, que desafiou a superar “esquemas tradicionais” de pastoral.

“Há que despertar carismas, formar e confiar ministérios. A recente abertura dos ministérios instituídos dos Leitores, Acólitos e Catequistas à totalidade do povo de Deus pelo Papa Francisco é expressão disto mesmo. O que nos acrescenta uma nova tarefa que tem de ser executada como prioridade: promover, amparar, solidificar a participação laical em todos os domínios”, afirmou D. Manuel Linda, na homilia da celebração.

Numa intervenção citada pelo jornal ‘Voz Portucalense’, o responsável católico convidou os novos ministros a fazer uma “reconversão da Igreja” delegando trabalho aos leigos, capacitando-os para exercerem serviço “na liturgia, mas também na evangelização, na caridade, na organização, na administração”.

O bispo do Porto apontou a importância da “recente abertura dos ministérios instituídos dos Leitores, Acólitos e Catequistas à totalidade do povo de Deus”, por decisão do Papa Francisco.

D. Manuel Linda assinalou que alguns sacerdotes estão “cansados, exaustos, fragilizados”, mas “não desanimam” e “prosseguem caminho”, recebendo os novos padres de “braços abertos”.

Os novos presbíteros do Seminário Maior do Porto são Bruno Miguel Coelho Aguiar de Moreira, da Maia; Filipe Ramos dos Santos de Malta, Vila do Conde; João Miguel Moreira Azinheira, de São João da Madeira; e Pedro Manuel Lopes da Cunha, de Besteiros, Paredes.

Três padres ordenados por D. Manuel Linda são membros de congregações religiosas: André Manuel Lopes da Cruz Morais e Francisco Maria Braguês Gomes Pereira, da Ordem dos Carmelitas Descalços, e Carlos Manuel Vieira de Miranda, da Companhia de Jesus (Jesuítas).

Pedro Joaquim Gonçalves Teixeira, de Agilde, Celorico de Basto, é o novo diácono.

A celebração contou com a presença dos novos auxiliares da Diocese do Porto, D. Joaquim Dionísio e D. Roberto Rosmaninho, que vão ser ordenados bispos nas próximas semanas, respetivamente em Lamego e Braga.

“Muito contribuirão para a habitual assistência espiritual e sacramental à nossa Diocese, ajudar-me-ão a acompanhar os sacerdotes e os diáconos nas suas horas de alegria ou sofrimento e, em união e sintonia, intentaremos prosseguir esta sublime tarefa de despertar carismas e transformá-los em ministérios laicais”, indicou D. Manuel Linda, durante a Eucaristia.

Foto: João Lopes Cardoso

O bispo do Porto agradeceu ainda os doze anos de serviço como Administrador apostólico e bispo auxiliar, de D. Pio Alves, após a sua renúncia, por motivos de idade.

“D. Pio Gonçalo Alves de Sousa trabalhou exemplarmente nesta nossa Diocese, amou-a, sacrificou-se por ela, participou em bons e maus momentos eclesiais e governou-a zelosamente, como administrador apostólico, desde 1 de julho de 2013 a 21 de fevereiro de 2014. E, já depois de o Santo Padre, o Papa Francisco, haver aceitado o direito à sua resignação, continuou a ajudar-me no governo e na pastoral desta grande Diocese do Porto ao longo de mais de três anos”, referiu D. Manuel Linda.

O responsável entregou ao bispo auxiliar emérito uma imagem da Virgem Maria, como presente, evocando a Senhora da Assunção, padroeira da Diocese do Porto, e a Senhora da Vandoma, padroeira da cidade.

OC

O testemunho dos novos padres da diocese do Porto (c/ vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top