Porto: D. Edgar Peña Parra visitou Casa do Gaiato, reconhecendo trabalho do Padre Américo (c/fotos)

Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano fez visita à Diocese do Porto

Lisboa, 21 fev 2022 (Ecclesia) – O arcebispo D. Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, visitou a Casa do Gaiato de Paço de Sousa, durante a sua estada em Portugal, reconhecendo a importância do trabalho iniciado pelo Padre Américo.

“A visita revestiu-se de grande importância, considerando que é a primeira vez que um alto representante do Vaticano se deslocou à sede da Obra da Rua, em Paço de Sousa, reconhecendo assim a sua missão na Igreja Católica, em Portugal e África, e depois da declaração de Padre Américo como Venerável, ocorrida a 11 de Dezembro de 2019”, manifesta um comunicado da Casa do Gaiato, enviado à Agência ECCLESIA.

A visita aconteceu na companhia do Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, bem como de alguns sacerdotes, que foram recebidos por alguns padres da Obra de Rua, “responsável padre Júlio e alguns padres da Obra da Rua bem como pelos rapazes da comunidade e amigos da Obra”.

“Mostraram-se muito interessados em conhecer a vida e a Obra de Pai Américo, pelo que estiveram em oração na Capela, junto ao túmulo de Pai Américo e visitaram com vivo interesse o Memorial Padre Américo – Obra da Rua”, explica.

A visita estendeu-se ainda à igreja paroquial do antigo Mosteiro beneditino do Salvador de Paço de Sousa.

Américo Monteiro de Aguiar, conhecido como padre Américo, institui a Obra da Rua em janeiro de 1940, com a fundação da primeira Casa do Gaiato; o sacerdote nasceu em Galegos, Penafiel, a 23 de outubro de 1887, e faleceu no Hospital de Santo António, Porto, a 16 de julho de 1956, na sequência de um acidente de viação, tendo sido sepultado na Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Penafiel.

A 12 de dezembro de 2019, o Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” do Padre Américo, um passo central no processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade.

Em Portugal, a convite da Diocese do Porto, D. Edgar Peña Parra presidiu este domingo à Eucaristia no Santuário de Santa Rita, convidando os participantes a ser “ícones do amor do Pai”.

“O Evangelho leva-nos a uma essencialidade radical: testemunhar o modo de proceder do Pai, o seu amor incondicional e fiel por todos, sem cálculos nem distinções. Eis a diferença cristã: viver sem ser contra alguém, mas por todos”, indicou, numa homilia citada pela ‘Voz Portucalense’.

No sábado, o colaborador do Papa celebrou Missa na Casa Sacerdotal do Porto, em visita aos sacerdotes mais idosos.

LS

Porto: «Pandemia fez com que seja necessário repensar o modelo da Igreja a partir da realidade», afirmou D. Edgar Peña Parra

Partilhar:
Scroll to Top