Media: Programa ECCLESIA promete «viagens da palavra à Palavra», a cada sábado

«Amar» foi o verbo escolhido para a estreia, dando a conhecer a paróquia de Amor, na Diocese de Leiria-Fátima, e a vocação de uma religiosa do Amor de Deus

Lisboa, 21 fev 2022 (Ecclesia) – O programa ECCLESIA tem novo espaço de emissão aos sábados, na Antena 1, com o mote “viajar através da palavras à Palavra”, tendo a estreia partido do verbo “Amar”.

“Sou o pároco mais felizardo de todo o país porque vivo e convivo no Amor”, disse o padre Sérgio Henriques, pároco de Amor, Diocese de Leiria-Fátima, numa entrevista emitida este sábado.

A toponímia faz regressar aos tempos de D. Dinis e da rainha Santa Isabel, num “momento de descoberta do verdadeiro Amor”, mas o padroeiro é São Paulo.

“São Paulo é o que tem o maior e mais bonito texto relativo ao Amor, o “hino à Caridade”, capítulo 12 da carta aos Coríntios, é belo porque coloca o Amor nesta figura do padroeiro e lança o desafio à comunidade de sentir o Amor como ele descreve e isso é quase um programa paroquial, construir comunidade na ligação de uns com os outros, no serviço e doação”, referiu o entrevistado.

Numa zona que serve de “dormitório”, com “dimensão rural”, com margens banhadas pelo Rio Liz”, o sacerdote explica que ali se instalam “alguns casais” e famílias que vão participando da dinâmica paroquial.

“Contamos com catequeses de crianças e jovens participadas e ainda temos o Agrupamento de Escuteiros que celebraram 25 anos de fundação e está fortemente vivo”, destacou.

Pároco desde 2019, o padre Sérgio Henriques, deixou ainda como sugestão de visita o parque de merendas de Amor, usufruindo do “contacto com a natureza”, o “fontanário de Amor” ou a lezíria do Lis, “com a sua agricultura e cultivo”, bem como as Igrejas da paróquia.

O programa Ecclesia contou ainda com o testemunho da irmã Helena Oliveira, Religiosa do Amor de Deus, que contou o seu percurso vocacional, “iniciado num retiro em Coimbra”.

“Ser religiosa do Amor de Deus é aceitar o desafio de ser uma manifestação do amor de Deus a todas as pessoas que connosco vivem, que cada pessoa que se aproxima se sinta amada por Deus através da nossa presença”, explica a religiosa.

A congregação está presente em várias zonas do país, nomeadamente na área do ensino e apoio social, mas com a diminuição de vocações e o envelhecimento das consagradas a superiora provincial das Irmãs do Amor de Deus revela uma preocupação.

Neste momento a nossa preocupação é o futuro da congregação em Portugal, provavelmente vamos ter de nos juntar a outra província, queríamos muito novas vocações e até há algumas jovens a fazer discernimento mas o futuro nao está muito risonho”.

O programa ECCLESIA de sábado, chega à Antena 1 da rádio pública, pelas 06h da manhã, e pretende viajar através de uma palavra inspirada na Palavra, depois fica disponível online.

SN

Partilhar:
Scroll to Top