Património: Igrejas, mosteiros e conventos em destaque no programa do «Open House Lisboa» 2024

Foto Agência ECCLESIA/HM, Centro Cultural Brotéria

Lisboa, 07 mai 2024 (Ecclesia) – O ‘Open House Lisboa’, organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa desde 2012, propõe visitar 74 espaços na capital portuguesa, nos dias 11 e 12 de maio, incluindo igrejas, conventos e mosteiros, uma capela e um centro cultural.

“Com a tónica na acessibilidade, trazemos visitas sensoriais táteis para pessoas cegas e amblíopes e em Língua Gestual Portuguesa. E os primeiros 50 anos de Democracia em Portugal têm também lugar nesta celebração do que fica e do que muda em Lisboa”, explica a organização da 13ª edição do ‘Open House Lisboa’.

A 13ª edição do ‘Open House Lisboa’ vai proporcionar a visita a 74 espaços, cinco passeios, este sábado e domingo.

A entrada é gratuita, por ordem de chegada, “com exceção de quatro espaços” – RTP, LNEC, Plano Geral de Drenagem de Lisboa e Santa Clara 1728 –, e as inscrições começaram esta segunda-feira.

Do património da Igreja Católica destaca-se no ‘Open House Lisboa’ 2024 a igreja do Sagrado Coração de Jesus, “exemplo do Movimento para a Renovação da Arte Religiosa”, na zona do Marquês, ou a igreja de Santa Catarina (igreja do Convento dos Paulistas), o seu interior “é dos mais ricos e variados exemplos da arquitetura barroca e religiosa em Lisboa”.

O Mosteiro de São Vicente de Fora, do Patriarcado de Lisboa, que tem o Panteão da Família Real da Casa de Bragança e o Panteão dos Patriarcas, para além do núcleo museológico, também abre as portas, bem como o Convento de São Domingos, dos Dominicanos – Ordem dos Pregadores, no Alto dos Moinhos, e o Convento dos Cardaes, monumento situado no Bairro Alto, historicamente ligado às Irmãs Carmelitas, onde estão as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Ainda na zona do Bairro Alto, a Companhia de Jesus (Jesuítas) também recebe o ‘Open House’ na ‘Brotéria’, o seu centro cultural, junto à igreja de São Roque, n este sábado e domingo de visitas guiadas e gratuitas.

Já a Capela de Santo Amaro, na freguesia de Alcântara, é um “edifício único em Lisboa, pela vista excecional sobre o Tejo, como pela planta centralizada do autor do claustro do Convento de Cristo, em Tomar”, que pode ser visitada dias 11 e 12 de maio.

O SAAL – Bairro das Fonsecas e Calçada, “uma das intervenções mais significativas do Serviço de Apoio Ambulatório Local em Lisboa”, também integra este roteiro de 74 espaços; neste bairro, na freguesia de Alvalade e Paróquia de São Tomás de Aquino, vivem as irmãs da Companhia de Santa Teresa de Jesus, há 19 anos.

Para além de espaços da Igreja Católica, o ‘Open House Lisboa’ 2024 também proporciona a visita ao Centro Ismaili, da comunidade Ismaelita , a sede mundial deste ramo do islão xiita, também faz parte do programa, e à Mesquita Central de Lisboa.

O ‘Open House Lisboa’ é organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa, o programa 2024 foi delineado pela socióloga Sandra Marques Pereira e pelo arquiteto Alexandre Marques Pereira, e “vai à procura das continuidades e ruturas que misturam formas, materiais, métodos, funções e vivências”.

Nos dias 6 e 7 julho, realiza-se a 9ª edição do ‘Open House Porto’, com o tema ‘50 Anos a Construir a Liberdade’, nos municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top