Pastoral Juvenil: Patriarca de Lisboa pede aos jovens que estejam «onde estão os que não têm lugar e voz»

Serviço, entrega e paz foram atitudes pedidas aos cinco mil jovens que participaram no «Rejoice», em Lisboa

Lisboa, 20 out 2024 (Ecclesia) – D. Rui Valério, patriarca de Lisboa, pediu hoje aos jovens reunidos no encontro nacional de juventude «Rejoice» que façam “a paz dentro de cada um» para que «aconteça paz onde há guerra».

“É no nosso coração que começa a epopeia da mudança, o alterar critérios e padrões de vida, transformar os sentimentos e impulsos, os nossos instintos. O primeiro campo de evangelização, antes de ser a cidade, a minha diocese, a minha escola, o primeiro lugar acontece dentro de mim. Vamos fazer paz cá dentro para que aconteça paz onde acontece guerra”, pediu o Patriarca durante a homilia da eucaristia de envio.

O responsável falou de “três lugares existenciais onde Jesus está presente”, locais onde “acontece a causa do ser humano”: na doação, no serviço, “onde estão os que não têm lugar e voz”.

“Quando verdadeiramente sentires uma sede de estar com o Senhor, procurai-o numa doação até ao fim, numa radicalidade de oferta. Quando isto sucede, nós entregamo-nos aos irmãos e morre o egoísmo, o orgulho, a prepotência, a superficialidade, a violência. E aí Jesus acontece, e porque Ele acontece, acontece também o meu irmão”, indicou.

O patriarca de Lisboa falou num lugar de existência onde acontece o serviço e não se espera ser servido.

“Onde vamos para servir e não para ser servidos, aí é o rosto do acontecer de Cristo, do meu irmão”, sublinhou.

D. Rui Valério convidou os jovens a habitar os lugares “dos que não contam, dos que não têm voz”.

“Não levamos uma ideia, mas uma experiência do encontro, do Cristo que aconteceu na vossa vida. O missionário é o mediador do acontecimento na vida dos outros. Somos convidados a ser missionários, a rasgar caminhos de amanhã”, convidou.

“Sejamos missionários de uma transformação de vida, capaz de iluminar os carreiros e caminhos, as autoestradas e os desvios de cada vida. Onde Cristo acontece também acontece o ser humano, na afirmação da justiça, pela promoção da paz”, indicou.

O exterior do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, acolhe desde sábado o encontro nacional da juventude ‘Rejoice’, com mais de cinco mil participantes, para lembrar a experiência que trouxe o Papa a Portugal.

LS

Partilhar:
Scroll to Top