Pastoral Juvenil: Convívios Fraternos celebram 50.º Encontro Nacional, em Fátima

Lisboa, 14 set 2024 (Ecclesia) – O Movimento dos Convívios Fraternos realiza o seu Encontro Nacional 2024, a 50.ª edição, com o tema ‘Maria voltou para sua casa’, este sábado e domingo, dias 14 e 15 de setembro, no Santuário de Fátima.

O Convívio Fraterno é uma experiência de primeiro anúncio que tem como objetivo despertar os jovens para a fé, que os convida a uma reflexão séria num retiro de três dias, em regime de internato.

Do programa do 50.º Encontro Nacional dos Convívios Fraternos (ENCF), divulgado pelo movimento na Diocese de Setúbal, destaca-se este sábado, 14 de setembro (sábado), uma tertúlia, no âmbito deste cinquentenário, a partir das 14h30, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI.

Com o tema ‘Maria voltou para sua casa’, do Evangelho de São Lucas (1, 46), pelas 17h00, os participantes vão saudar Nossa Senhora na Capelinha das Aparições, seguindo-se a celebração penitencial, com o sacramento da Reconciliação, na Basílica da Santíssima Trindade, e a ‘Festa da Ressurreição’, no exterior do Centro Pastoral Paulo VI.

Os convivas terminam o primeiro dia do seu Encontro Nacional num ‘Sarau Conviva’, a partir das 22h30, novamente no auditório do Centro Paulo VI, após terem participado no rosário e procissão das velas (21h30) no recinto do Santuário de Fátima.

Do segundo e último dia do 50.º ENCF, 15 de setembro (domingo), constam três momentos, o rosário internacional, às 10h00, na Capelinha das Aparições, a Eucaristia, pelas 11h00, que vai presidida pelo bispo de Setúbal, o cardeal D. Américo Aguiar.

O almoço e festa de despedida do Encontro Nacional 2024 dos Convívios Fraternos realiza-se no campo de futebol do Centro Missionário da Consolata, informa o movimento na Diocese de Setúbal no programa publicado online.

Neste ano de 2024, o secretariado nacional dos Convívios Fraternos reativou o jornal ‘Balada da União’, que passou a ter formato online e é publicado de três em três meses.

O primeiro Convívio Fraterno realizou-se de 17 a 19 de maio de 1968, em Castelo Branco, na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, da visão pastoral do padre Valente de Matos com o propósito de responder às necessidades e anseios espirituais dos jovens.

Em 2018, o movimento de pastoral juvenil comemorou os 50 anos da sua fundação, e a sua Cruz Peregrina percorreu todas as dioceses de Portugal onde os Convívios Fraternos estão implementados, Moçambique e Paris (França).

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou os estatutos dos Convívios Fraternos no dia 1 de março de 2010.

CB

Partilhar:
Scroll to Top