Páscoa: Jovens espanhóis animaram celebrações em Faro

Iniciativa ligada ao movimento católico «Hakuna» nascido em Espanha em 2013

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 07 abr 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve acolheu esta Páscoa cerca de 70 jovens do movimento católico Hakuna, que realizaram atividades de voluntariado e animação em várias instituições sociais da região de Faro.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal ‘Folha do Domingo’, os mais novos, entre os 18 e os 25 anos, promoveram iniciativas na casa das Missionárias da Caridade, e no Centro de Apoio aos Sem-Abrigo.

Ao mesmo tempo participaram ao longo da Semana Santa nas celebrações pascais e em vários momentos de oração, acompanhados pelos sacerdotes José Pedro Manglano e Arturo Rico, do Opus Dei.

O movimento católico Hakuna, uma expressão africana que significa ‘não’ mas pode ser também traduzida como ‘sem problemas’ ou ‘não se preocupe’, é uma associação privada de fiéis reconhecida pela Igreja Católica e que visa sobretudo ‘manter os jovens unidos’ e atentos aos ‘mais necessitados’.

A criação deste projeto remonta a 2013, depois de um encontro de dezenas de jovens em Madrid na paróquia de São Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei.

Na altura, por ocasião da preparação das Jornadas Mundiais da Juventude que iam ter lugar esse ano no Rio de Janeiro, no Brasil.

Hoje 20 grupos do movimento ‘Hakuna’ estão espalhados por mais de 14 cidades espanholas, e já incluem também dinâmicas para os pais destes jovens, que são sobretudo alunos universitários mas também jovens trabalhadores, jovens noivos ou jovens casados.

A música também faz parte da inspiração deste movimento católico, enquanto meio de evangelização e animação, já com três álbuns editados desde 2015.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top