Papa reforça apelos pela paz na Síria

Bento XVI solicita ajuda humanitária para a população atingida pela violência

Castel Gandolfo, Itália, 29 jul 2012 (Ecclesia) – Bento XVI manifestou hoje a sua “apreensão” perante a escalada de violência na Síria, lançando um “apelo urgente” pelo fim da violência e do “derramamento de sangue” no país.

“Peço que seja garantida a necessária assistência humanitária e a ajuda solidária” para as populações, disse o Papa após a recitação da oração do Angelus, no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, arredores de Roma.

A intervenção papal aludiu a “trágicos e crescentes episódios de violência” na Síria, com a “triste sequência de mortos e feridos, também entre os civis, e um enorme número de deslocados internos e de refugiados nos países limítrofes.

“Ao renovar a minha proximidade à população e a lembrança na oração que sofre, renovo um apelo urgente para que se coloque um ponto final a toda a violência”, sublinhou.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, como sede em Londres, referiu este sábado que mais de 20 000 pessoas, incluindo 14 000 civis, foram mortas em violências na Síria desde o início da revolta contra o regime do presidente Al-Assad, em março de 2011.

Bento XVI pediu “sabedoria de coração, em particular para quantos têm mais responsabilidades, para que não seja poupado nenhum esforço na busca da paz, também por parte da comunidade internacional, através do diálogo e da reconciliação”.

O Papa deixou votos de que seja obtida uma “adequada solução política do conflito”.

As declarações de Bento XVI acontecem num momento em que decorre a ofensiva militar do exército sírio em Alepo, com 2,5 milhões de habitantes, cujo desfecho é considerado crucial pelas partes em conflito.

A situação no Iraque também foi referida por Bento XVI, que condenou os “numerosos e graves atentados dos últimos dias no país, que provocaram vários mortos e feridos, desejando que esta nação possa “encontrar o caminho da estabilidade, da reconciliação e da paz”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top