Crise: Bento XVI em defesa do direito ao trabalho

Encontro com peregrinos em Castel Gandolfo incluiu ainda referência à próxima Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer no Rio de Janeiro

Castel Gandolfo, Itália, 29 jul 2012 (Ecclesia) – Bento XVI defendeu hoje a necessidade de respeitar o “direito ao trabalho”, “sobretudo” no atual momento de crise económica, e manifestou a sua solidariedade aos trabalhadores da siderúrgica italiana ILVA.

O Papa disse seguir “com preocupação” as notícias relativas à empresa de Taranto, a maior da Europa, mostrando a sua proximidade aos que “vivem com apreensão estes momentos difíceis”.

“Exorto todos ao sentido da responsabilidade e encorajo as instituições nacionais e locais a desenvolver todos os esforços para uma solução equitativa da questão”, acrescentou, perante os peregrinos reunidos para a recitação do Angelus, no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, arredores de Roma.

A empresa, no sul da Itália, foi mandada fechar pela justiça por causa da poluição provocada e o Papa solicitou que seja também tutelado o “direito à saúde”.

Durante a catequese que antecedeu o momento de oração, Bento XVI deixou votos de que “não falte a ninguém o pão necessário para uma vida digna e sejam abatidas as desigualdades, não com as armas da violência, mas com a partilha e o amor”.

“Jesus não pede aquilo que não temos, mas faz-nos ver que se cada uma oferecer o pouco que tem, pode sempre realizar-se de novo um milagre: Deus é capaz de multiplicar cada pequeno gesto nosso de amor”, acrescentou.

Jesus, disse ainda, quer saciar não só a “fome material”, mas “sobretudo a mais profunda, a [fome] de Deus”.

Bento XVI aludiu à realização da 28ª Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 2013.

“Trata-se de uma ocasião preciosa para que tantos jovens possam experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e viver a fé”, declarou.

O Papa confessou “olhar com esperança” para este evento e quis encorajar e agradecer aos organizadores da Jornada, que se preparam para “receber os jovens de todo o mundo que vão tomar parte neste importante encontro eclesial”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top